logomemedmaislogomemedmaislogomemedmaislogomemedmais
  • Medicamentos
  • Medicina e Tecnologia
    • Receita Digital
  • Sua Saúde
    • Doenças e Sintomas
    • Bem-estar
    • Saúde da Mulher
    • Mente e Comportamento
    • Saúde da Criança
Loja
✕
            Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados
            • Início
            • Todas seções
            • Seções
            • Medicina e Tecnologia Receita Digital
            • Como fazer receituário médico? Veja o que diz a portaria 344/98 da ANVISA!
            Publicado por Memed em 26 de maio de 2022
            Categorias
            • Receita Digital
            Tags
            • Médicos

            Logo depois de fazer a anamnese, avaliar o paciente e identificar quais são as suas necessidades, o próximo passo é fazer receita. Contudo, uma dúvida bem comum principalmente para quem está começando na profissão é como fazer o receituário médico da maneira correta. Afinal de contas, alguns elementos são obrigatórios e determinados medicamentos precisam ser receitados em receituários especiais. 

             

            Para te ajudar a entender cada ponto necessário a ser incluído a fim de evitar qual erro de prescrição, confira neste conteúdo. Vamos te ensinar como fazer um receituário médico e mostrar também modelos de receituários médicos, tudo com base na Portaria nº 344/98 da ANVISA. Vale lembrar que faz parte das atribuições do médico verificar se está cumprindo todos os requisitos necessários para que um receituário médico seja plenamente válido.

            O que é um receituário médico?

            Um receituário médico é o mesmo que uma prescrição médica. Nele contém os medicamentos que devem ser administrados pelo paciente e também serve como orientação para ele. É um documento que serve para o paciente comprar os medicamentos ou fazer os exames necessários para o tratamento. 

             

            No Brasil, apenas determinados profissionais podem usá-lo para prescrever algum medicamento, como médicos, médicos veterinários, enfermeiros, farmacêuticos, cirurgiões dentistas e nutricionistas credenciados. 

             

            O receituário médico pode ser digital ou físico, vai depender do prescritor, ou da clínica ou hospital onde trabalha, e também dos medicamentos que ele vai prescrever. Isso porque alguns medicamentos não podem ser prescritos em receituário médico digital. 

            Como fazer um receituário médico?

            Para fazer um receituário médico digital o primeiro ponto mais importante é saber qual medicamento será prescrito. Isso porque alguns medicamentos devem ser prescritos em um modelo de receituário médico predefinido, como: 

             

            • Receituário de controle especial – Esse receituário serve para prescrever aqueles medicamentos de tarja vermelha, que possuem a indicação de “venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção da receita”. É utilizado para prescrição de medicamentos da lista “C”. Veja o modelo de receituário médico de controle especial abaixo:

            • Receituário azul ou receita B – Este é outro tipo que possui um modelo de receituário médico predeterminado, como mostrado na imagem abaixo. Ele é usado para prescrever medicamentos das listas “B1” e “B2”. 

            • Receituário amarelo ou receita A – Da mesma forma que os outros receituários citados acima, este também é padronizado. Na cor amarela é utilizado para os medicamentos das listas “A1”, “A2” (entorpecentes) e “A3” (psicotrópicos).Receituario a

            Contudo, além desses receituários médicos especiais também é possível receitar medicamentos comuns em um receituário branco simples. Nele, é possível prescrever os medicamentos que não precisam de receitas para serem vendidos, mas que é preciso ter a orientação de um profissional capacitado para serem administrados, e os medicamentos de tarja vermelha com a frase “venda sob prescrição médica”. 

             

            Existe também o receituário médico branco especial, para prescrição de remédios controlados, como antibióticos, antirretrovirais, anabolizantes e alguns imunossupressores. Alguns elementos são essenciais para fazer esse receituário médico especial. Então, como fazer esse receituário médico? 

            Leia também: Vantagens da receita digital: entenda como funciona esse formato e se vale a pena prescrever medicamentos digitalmente

            O que deve conter no receituário médico?

            Cabeçalho – Nessa parte é preciso ter o nome e o endereço do prescritor ou da instituição onde trabalha, seu registro profissional e o número de cadastro de pessoa física ou jurídica. É possível incluir nesta parte a especialidade registrada no Conselho Regional de Medicina.  

            Superinscrição – É o espaço no qual será incluído o nome e o endereço do paciente. Quando necessário é nesse local onde será incluída a idade do paciente também. 

            Inscrição – Consta o nome do fármaco, a forma farmacêutica e a sua concentração.

            Subinscrição – É destinado para registrar a quantidade total a ser fornecida. A quantidade deve ser escrita em algarismos arábicos, escritos por extenso, entre parênteses.

            Adscrição – Engloba todas as orientações do prescritor para uso dos medicamentos ao paciente.

            Data, assinatura e número de inscrição no respectivo conselho ao qual o prescritor pertence, como Conselho Regional de Medicina, de Odontologia ou Farmácia.

            Esse receituário médico pode ser feito tanto em meio digital como impresso, na forma física. Qualquer um que o prescritor escolher é válido. Uma dica importante é já deixá-lo pronto antes de prescrever para que não haja perda de tempo. 

            Além disso, usar um receituário médico digital é mais simples, rápido e pode ajudar a evitar erros de prescrição. A Memed, por exemplo, é uma plataforma de prescrição gratuita que oferece receituário médico digital. Veja no vídeo abaixo exemplo de receituário e como personalizá-lo: 

             

             

            Leia também: Aplicativo de prescrição médica: como essa ferramenta pode ajudar no seu dia a dia?

            Como preencher receita médica?

            O receituário de controle especial deve ser preenchido de maneira legível, com as quantidades expressas em algarismos arábicos e por extenso e não pode haver nenhuma emenda ou rasura. 

            Além disso, deve ser escrito de forma clara e sem abreviações de maneira a fazer com que o paciente não tenha dúvida ao fazer o uso da medicação. 

            Qual a validade do receituário médico?

            O receituário médico de controle especial possui validade de 30 dias a partir da data de emissão da receita médica, conforme a Portaria nº 344. 

            Da mesma maneira, a Notificação de Receita B, da cor azul; a Notificação de Receita Especial, de cor branca, para medicamentos da lista “C2” e a  Notificação de Receita “A”, da cor amarela, também possuem validade de 30 dias. Já a Notificação de Receita Especial da Talidomida, possui validade de 15 (quinze) dias.

            Agora que você já viu como fazer um receituário médico, tem outras dúvidas sobre o setor? Continue acompanhando o blog da Memed e fique por dentro de tudo.

            Compartilhar
            4
            Memed
            Memed
            A Memed vai te ajudar a entregar muito mais saúde para o seu paciente. Prescreva através de uma base - atualizada diariamente - com mais de 60 mil medicamentos e promova a adesão através de uma prescrição digital, sempre disponível, que se conecta com a farmácia e possibilita a compra dos medicamentos com desconto e mais comodidade ao seu paciente!

            Artigos Relacionados

            27 de julho de 2023

            O que é token da receita digital? Descubra onde fica o código


            Leia mais - O que é token da receita digital? Descubra onde fica o código

            Doctor checking information in computer program before filling medical card

            23 de agosto de 2022

            Novas regras para a prescrição de antibióticos. Entenda!


            Leia mais - Novas regras para a prescrição de antibióticos. Entenda!

            como conseguir uma receita de canabidiol

            28 de julho de 2022

            Afinal, como prescrever canabidiol? Veja o passo a passo!


            Leia mais - Afinal, como prescrever canabidiol? Veja o passo a passo!

            Deixe um comentário Cancelar resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            logomemedmais

            A Memed+ é uma iniciativa da Memed.
            Conheça nossas outras soluções em www.memed.com.br

            Categorias

            • Medicamentos
            • Medicina e Tecnologia
            • Sua Saúde
            • Bem-estar
            • Doenças e Sintomas
            • Mente e Comportamento
            • Saúde da Criança
            • Saúde da Mulher
            • Saúde do Homem

            Institucional

            • Memed
            • Trabalhe conosco

            Serviços

            • Receita digital para pacientes
            • Plataforma de prescrição para médicos
            • Seja um parceiro
            Central de ajuda

            Todos os direitos reservados© 2024 Memed.

            Loja
                      Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados