As prescrições digitais estão sendo cada vez mais utilizadas. Isso porque tanto na telemedicina, como nas consultas presenciais elas podem ser ótima aliada do prescritor, de forma a otimizar seu tempo. Cada receita digital possui um token, descubra neste artigo como encontrá-lo e para que ele serve.

 

Para uma prescrição digital ser válida ela precisa ter sido assinada digitalmente por um profissional habilitado que possua um certificado digital credenciado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), de acordo com a Portaria nº 467 do Ministério da Saúde, de 20 de março de 2020.

 

Vale salientar, que ainda que seja indicada pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa), pelos Conselhos de Medicina (Estaduais e Federal) e seja uma prática que facilita tanto a vida do prescritor, do farmacêutico, como do paciente, o uso da receita digital não é obrigatório. Mas, se você usa ou pretende usá-la, é preciso entender o que é um token de receita digital, certo? Vamos lá.

O que é o token da receita digital?

O token da receita digital é como se fosse uma chave. É ele que permite que a pessoa que vai dispensar o medicamento tenha acesso à prescrição assinada digitalmente.

 

O código token de uma receita digital é um código de 6 caracteres e é composto por números e letras.

 

Leia também: Guia rápido para farmácias: Dispensação eletrônica

Como encontrar o token da receita digital impressa ou em PDF?

Uma das plataformas disponíveis para emissão gratuita de receitas digitais é a Memed. Para encontrar o token de uma receita digital da Memed vai depender se a receita está impressa ou em PDF ou se ela está em formato digital.

 

O código token da receita digital que foi impressa ou está em PDF fica no final da receita, na parte inferior. Ele se localiza ao lado do QR code da receita, no final do link ou de uma frase sobre validação.

 

Leia também: Aplicativo de prescrição médica: como essa ferramenta pode ajudar no seu dia a dia?

Onde fica o token da receita digital?

Já para localizar o código token da receita digital que foi enviada para o paciente em uma mensagem ou por email é necessário pedir que ele acesse a receita e, depois de aberta, clicar em “Iniciar tratamento” e, então, clicar em “Ver token da receita (QRCode), na mesma hora ele vai aparecer na tela.

 

Veja no vídeo abaixo uma explicação com exemplos das duas situações: encontrar o código token da receita digital que foi impressa ou em PDF e localizar o token da receita digital pelo celular.