Você já se perguntou quais são as vantagens da receita digital?

A receita médica online é uma versão digital da prescrição em papel que já conhecemos muito bem e que é um dos documentos mais importantes da assistência médica.

Com validade jurídica, as receitas digitais passaram a ganhar maior adesão em 2020, quando se instaurou a pandemia no novo coronavírus.

Para evitar que os pacientes saíssem de casa e se expusessem à Covid-19, muitas consultas médicas começaram a ser realizadas à distância por meio da Telemedicina.

E com as receitas digitais, os médicos conseguem prescrever medicamentos e enviar a prescrição em formato eletrônico para os pacientes de qualquer lugar e com total segurança e respaldo jurídico.

Neste artigo, vamos explicar como funciona e quais são as principais vantagens da receita digital:

  1. Rompimento de barreiras geográficas;

  2. Segurança da informação;

  3. Maior proteção jurídica para os médicos que prescrevem os medicamentos;

  4. Total legibilidade das prescrições de medicamentos.

Prossiga com a leitura deste conteúdo até o final para descobrir também como o software para receitas médicas digitais da Memed pode te ajudar a prescrever melhor o tratamento para os seus pacientes.

Leia também: Prescrição digital: Quebrando paradigmas na saúde

Receita digital: como funciona?

Antes de pontuarmos as vantagens da receita digital, é importante explicar como ela funciona.

Por meio de um sistema especializado, o médico acessa um banco de dados e prescreve os medicamentos ou produtos que o paciente deve tomar e a posologia.

Depois de preencher a prescrição medicamentosa, o médico precisa assinar digitalmente o documento por meio de um certificado digital emitido por uma autoridade certificadora reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Preenchida e assinada, a receita é encaminhada para o paciente por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Ao acessar o link da receita, o paciente tem acesso a todas as informações sobre os medicamentos que ele precisa comprar e a dosagem adequada.

Essa receita é apresentada no balcão da farmácia ou pode ser enviada pelo WhatsApp caso o paciente prefira receber os medicamentos em casa.

Para dispensar o medicamento, a farmácia também precisa ter um certificado digital.

Veja, neste vídeo, algumas das vantagens que o médico confere ao paciente ao usar uma receita digital:

Veja mais: Pesquisa com médicos da Memed revela preferência por plataformas de prescrição inteligente

Quais são as vantagens da receita digital?

Com praticidade, agilidade e segurança, as receitas digitais favorecem a adesão ao tratamento prescrito pelo médico.

Os pacientes passam a entender com mais clareza quais medicamentos eles devem usar e a posologia e não precisam se deslocar até o consultório para conseguir a receita médica tampouco ir até a farmácia para comprar os remédios.

Agora que você já sabe como funciona a receita digital, confira quais são as principais vantagens:

1 – Rompimento de barreiras geográficas

As receitas digitais podem ser enviadas de e para qualquer lugar. Dessa forma, pessoas que moram em regiões mais afastadas dos centros urbanos, por exemplo, não precisam se deslocar até o consultório médico para conseguir uma nova receita.

Isso ajuda a democratizar o acesso à saúde!

2 – Segurança da informação

Todas as prescrições emitidas pelos médicos digitalmente ficam armazenadas de forma bastante segura na nuvem. Diferentemente das receitas em papel, as chances de perder esses documentos são praticamente nulas.

Além disso, somente pessoas autorizadas podem acessar as informações sobre o tratamento dos pacientes que ficam guardadas no software de receitas médicas.

Leia mais: Proteção de dados pessoais

3 – Maior proteção jurídica para os médicos que prescrevem os medicamentos

Os médicos que fazem a prescrição medicamentosa ganham maior respaldo jurídico com o uso das receitas digitais.

Isso porque esse formato ajuda a reduzir erros de prescrição e ainda permite manter o registro de todos os medicamentos que já foram receitados.

4 – Total legibilidade das prescrições de medicamentos

Pacientes que têm dificuldade de entender a letra de médico não precisam mais perder tempo tentando adivinhar o que está escrito na prescrição, correndo o risco de comprometer seu tratamento.

Com as receitas digitais, os medicamentos não são mais prescritos à mão, como acontece nas receitas em papel. Isso facilita a compreensão do nome de cada medicamento e de outras informações, como a concentração, dosagem, forma física e o tempo de tratamento.

Saiba mais: Receita Médica Digital e seus benefícios

Memed: o melhor software para receitas médicas digitais

A Memed é a melhor plataforma para a emissão e controle de receitas médicas digitais, sendo detentora do banco de medicamentos e produtos mais atualizado do país.

Pioneira no ramo de prescrição digital no Brasil, a Memed conta com mais de 60 mil medicamentos listados no seu sistema e a atualização é feita constantemente.

Buscando criar um um ecossistema digital em torno da receita digital Memed, a plataforma integra pacientes, médicos, redes de farmácia, hospitais e operadoras de saúde.

Além disso, o que também conta como uma das principais vantagens da receita digital Memed é que o uso da plataforma é totalmente gratuito para médicos. Esses profissionais só precisam de um certificado digital habilitado para assinar suas prescrições.

Neste vídeo, você entende melhor como fazer prescrições médicas por meio do aplicativo da Memed, confira o tutorial:

Agora que você já conhece mais sobre o funcionamento e as vantagens das receitas digitais, que tal somar ao seu talão de papel este aliado e aderir à prescrição eletrônica?

Se você se interessou por esta inovação tecnológica que já conquistou mais de 150 mil médicos, faça seu cadastro agora mesmo e passe a usufruir gratuitamente de todos esses benefícios: Quero Prescrever Receitas Online