Todo médico, para exercer legalmente a profissão, precisa se inscrever no Conselho Regional Medicina do seu estado. Ao fazer isso, ele recebe a Cédula de Identidade Médica, que é o documento que comprova a sua inscrição no CRM.
O uso da carteira CRM de identidade médica garante maior segurança para os pacientes ao ver o número de inscrição em receitas, atestados e pedidos de exames. Já para os médicos, esse documento é indispensável para o exercício da medicina dentro dos parâmetros legais.
A renovação do cadastro no CRM precisa ser feita todos os anos de modo a atualizar o registro e proteger o médico contra fraudes e uso indevido desse documento.
Ao renovar seu cadastro, você tem a opção de emitir o certificado digital CRM para garantir autenticidade às suas atividades profissionais realizadas em ambiente virtual e online.
Continue a leitura e descubra o que é e como funciona CRM digital, os benefícios de aderir a esse novo formato da Cédula de Identidade Médica e como fazer para obter o certificado digital CRM.
Nos últimos anos, a tecnologia tem feito cada vez mais parte da área da saúde, contribuindo de forma significativa para a melhoria de procedimentos e também para a prevenção de doenças e autocuidado do paciente.
Indo nessa mesma direção, foi criado o CRM digital. Trata-se do mesmo documento de identificação utilizado por profissionais de medicina, só que com o acréscimo de um recurso tecnológico que favorece a rotina de trabalho dos médicos.
O CRM digital é um cartão rígido que possui um chip criptografado e que vem com um certificado digital para garantir a autenticidade das ações do médico em ambiente online.
Essa nova cédula de identificação profissional possui tecnologia antifraude avançada. Assim, o médico pode utilizar o cartão CRM para prescrição digital de medicamentos, assinar atestados digitalmente e outros documentos.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) instituiu oficialmente o CRM digital com a publicação da Resolução 1983/2011 no Diário Oficial da União.
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Um médico com CRM ativo pode emitir receitas digitais, que facilitam a vida de pacientes e médicos. A Memed é um portal gratuito para quem deseja contar com essa vantagem.
Veja como validar suas receitas digitais:
Para saber como funciona CRM digital, é preciso antes entender que esse formato da Cédula de Identificação Médica oferece segurança mais robusta tanto para o paciente como para o médico.
A presença do chip criptografado impede que fraudes utilizando o nome do médico sejam cometidas.
O funcionamento do CRM digital se dá a partir de um dispositivo leitor de cartão que deve estar conectado ao computador do médico.
Após instalar esse hardware, o médico deve inserir a cédula de identificação e estará apto para assinar documentos com o certificado digital, garantindo a autenticidade de todas as suas ações em ambiente virtual.
O médico pode usar essa nova versão do CRM na prescrição digital, no acesso ao prontuário eletrônico dos pacientes, na assinatura de atestados médicos digitais e também para acessar sistemas internos dos hospitais em que trabalha.
É importante ressaltar que o CRM digital não é obrigatório. O médico ainda pode continuar utilizando a cédula tradicional de identificação profissional.
No entanto, com a modernização dos procedimentos, essa substituição tende a se tornar algo inevitável.
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Utilizar o CRM digital pode representar muitas vantagens para os profissionais de medicina.
O cartão com chip criptografado reduz de forma significativa os riscos de fraude. Além disso, o médico não fica dependente de carimbos para autenticar receitas e atestados para os pacientes.
O profissional consegue agilizar a sua rotina médica ao fazer a autenticação em poucos cliques.
Outro benefício que precisa ser mencionado é a redução do consumo de papel, tendo em vista que vários documentos podem ser emitidos e acessados digitalmente.
Agora que você já sabe o que é e como funciona CRM digital e as vantagens que ele oferece, é hora de conferir como obter o seu CRM digital.
Primeiramente, você já deve estar inscrito no Conselho Regional de Medicina do seu estado.
Efetivada a inscrição, você deve solicitar o cartão do CRM digital junto ao próprio Conselho. Apresente a documentação exigida pelo órgão, faça o pagamento da taxa e pronto.
Neste vídeo do Dr. Cleber santana, você encontra mais dicas sobre como tirar seu CRM digital de forma prática e objetiva:
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Esclarecido como funciona CRM digital, solicite o seu e dê adeus aos documentos em papel.
O CRM digital é apenas uma das muitas vantagens da transformação digital na área médica. Você sabia que pode emitir receitas online com ajuda de um programa inteligente?
A Memed é uma plataforma de prescrição digital TOTALMENTE GRATUITA que ajuda médicos, farmácias e pacientes por meio da automatização das receitas e uso de inteligência artificial.
Entre outros benefícios, emite alertas para o médico no caso de interações medicamentosas e alergias, conta com base de dados com bulas e tratamentos e, além disso, a receita vai direto para o celular do paciente, via SMS ou WhatsApp.