O laudo médico é um documento fundamental para a promoção dos serviços de saúde. E, assim como vários outros aspectos da medicina, ele também foi adaptado às novas tecnologias e hoje pode ser emitido digitalmente.

A telemedicina (regulamentada pela Resolução CFM nº 1.643/2002) permitiu que diferentes pontos da prática médica pudessem ser conduzidos à distância e de maneira online.

Esse movimento, que já vinha acontecendo a algumas décadas, ganhou ainda mais força com a pandemia de Covid-19 em 2020. Consultas, atestados, receitas, pedidos de exames e laudos médicos passaram a ser realizados e emitidos de forma não presencial.

Isso permitiu que as pessoas pudessem dar continuidade a tratamentos e consultar médicos de diferentes especialidades mesmo em tempos de distanciamento social.

E agora, com a rotina presencial voltando à normalidade, a telemedicina é algo que veio para ficar. Muitas clínicas e hospitais estão aderindo de vez à telemedicina, conduzindo de maneira remota tudo o que for possível na assistência médica.

Neste artigo, o nosso foco será no laudo médico online. Convidamos você a continuar a leitura para entender o que é e como funciona o laudo médico online.

Vamos explicar também nos próximos parágrafos:

  • Qual a diferença entre atestado e laudo?
  • Quanto tempo vale o laudo médico online?
  • Como conseguir um laudo médico online?
  • Quais as vantagens de aderir ao laudo médico online?
  • Exemplo de laudo médico para INSS
  • Laudo médico: modelo para você preencher

O que é laudo médico online?

O laudo médico é um documento em que ficam descritas as informações sobre o paciente e a análise detalhada do profissional de medicina sobre o exame realizado, apontando os aspectos de normalidade ou alterações.

O laudo contém a avaliação clínica de exames de imagem ou laboratoriais; trata-se de uma conclusão com base nos elementos encontrados nos exames e que servirá de base para o diagnóstico do paciente.

No caso do laudo médico online, toda essa avaliação é feita à distância e o documento é emitido em formato digital, podendo ser consultado e enviado para médicos e pacientes por meio de uma plataforma online. 

Um laudo médico online precisa conter informações como:

  • Identificação do paciente e do médico responsável por laudar os exames;
  • Descrição do material coletado;
  • Técnica adotada para análise dos exames;
  • Motivo da solicitação;
  • Assinatura digital do médico especialista.

Assim como os atestados, as receitas medicamentosas e outros registros, o laudo online encontra apoio na Resolução CFM 1.821/07.

A referida Resolução assegura a existência desses documentos em formato digital e a eliminação da versão em papel, desde que se preserve a segurança adequada e a autenticidade de tais documentos.

Qual a diferença entre atestado e laudo?

Não é incomum haver confusão entre a finalidade do atestado e do laudo médico.

A principal diferença entre esses dois documentos é que, enquanto o laudo descreve o estado clínico do paciente para fins diagnósticos, o atestado relata as condições gerais de saúde do paciente para justificar o tempo que este deverá se ausentar de suas atividades laborais para se recuperar.

O laudo médico trata das conclusões que o profissional faz do quadro clínico do paciente com base em análises dos resultados de exames.

O atestado, por sua vez, tem como fim comprovar que o paciente compareceu à consulta médica e que precisará se afastar do trabalho por determinado período que o médico considerar necessário para a sua recuperação.

Leia também: Diferença entre laudo e relatório médico: para que servem? Quais informações devem conter?

Este vídeo traz mais detalhes sobre a diferença entre laudo e atestado médico:

https://youtube.com/shorts/5Qv_ixznqcw?feature=share

Quanto tempo vale o laudo médico?

Para fins de perícia do Instituto Nacional de Seguridade Social, o prazo de validade de um laudo médico equivale a 90 dias.

Esse prazo começa a contar a partir da data em que o laudo foi assinado pelo médico.

Neste vídeo, o advogado Augusto Torre traz algumas dicas sobre a validade de laudo médico para perícia do INSS:

Como funciona um laudo médico online?

O laudo médico online funciona por meio da telemedicina. Os médicos responsáveis por laudar os exames dos pacientes podem fazer isso remotamente.

Através de um software especializado com armazenamento na nuvem, o médico tem acesso a todas as ferramentas e recursos necessários para emitir os laudos, armazená-los de maneira segura e enviá-los para os pacientes e colegas de outras especialidades.

Toda a troca de informações entre médicos e pacientes é feita por meio dessa plataforma. Para acessá-la, basta ter um computador ou celular como acesso à internet e fazer o login.

Leia mais: Como fazer um laudo médico: 5 dicas que vão contribuir para o diagnóstico e tratamento dos seus pacientes

Como conseguir um laudo médico online?

Impresso ou digital, os laudos só podem ser emitidos por profissionais especialistas, os quais estão tecnicamente capacitados para descrever o estado de saúde dos pacientes com base nos exames realizados.

É a partir do laudo que o médico solicitante poderá fazer um diagnóstico mais preciso.

Para conseguir um laudo médico online, a primeira coisa que o paciente precisa fazer é consultar com o médico de determinada especialidade.

Esse profissional vai fazer uma avaliação prévia do paciente e solicitar alguns exames.

O resultado dos exames, de imagem ou laboratoriais, são encaminhados para o médico responsável por emitir o laudo. Caberá a ele analisar todos os exames descrever detalhadamente suas conclusões no laudo.

O laudo, então, deverá ser assinado digitalmente por meio de um certificado digital válido e enviado para o paciente e para o médico solicitante através da plataforma especializada.

Não é necessário comparecer presencialmente até o consultório para ter em mãos o laudo impresso. Esse acesso pode ser feito pelo próprio celular ou computador, sempre que necessário, com login e senha.

Se o médico ou paciente achar necessário, a versão online do laudo pode ser impressa, carimbada e assinada pelo médico.

Quais as vantagens de aderir ao laudo médico online?

O laudo médico online é uma modalidade que pode representar uma série de vantagens tanto para os médicos e seus consultórios quanto para os próprios pacientes.

A emissão de laudos é simplificada e agilizada com a ajuda da tecnologia. O diagnóstico se torna mais preciso e o paciente pode prosseguir com um tratamento mais adequado.

Descubra a partir de agora quais são as principais vantagens de aderir ao laudo médico online:

1 – Agilidade na emissão e entrega dos laudos

Um dos maiores desafios das clínicas e hospitais é conseguir médicos disponíveis para emitir o laudo de exames. Isso faz com que a emissão e a entrega dos laudos se torne mais lenta.

Na versão online, esse processo ocorre com mais agilidade e precisão, reduzindo erros de preenchimento e mantendo o documento o mais atualizado possível com o estado de saúde do paciente.

2 – Redução de custos operacionais

As clínicas e hospitais que aderem ao laudo médico online conseguem reduzir de maneira significativa os seus custos operacionais.

A começar pelo fato de que não é mais necessário gastar dinheiro com papel para imprimir os laudos.

Além disso, não é mais necessário contar com uma equipe de profissionais dedicados exclusivamente para essa função de laudar exames.

Os custos relacionados ao deslocamento de médicos e pacientes também é algo com que a clínica ou hospital não precisa se preocupar, pois a emissão e a entrega de laudos online pode ser feita à distância.

Dessa forma, é possível usar a verba que antes era dedicada a esses custos para investir em melhorias que vão agregar mais valor aos serviços de saúde que são prestados na clínica ou hospital.

3 – Segurança dos dados sobre o paciente

Outra grande vantagem de aderir à emissão de laudo médico online é a segurança dos dados do paciente.

Todas as informações ficam armazenadas em uma plataforma que opera na nuvem. O acesso a esses dados fica restrito a pessoas autorizadas – pacientes e médicos – que possuem o login e a senha para entrar na plataforma.

O sigilo é garantido, preservando de todas as informações relacionadas ao quadro clínico do paciente, resultados de exames e interações entre ele e a equipe médica envolvida no seu diagnóstico e tratamento.

4 – Diferencial competitivo

Para que a sua clínica ou hospital possa se destacar no mercado e se tornar mais competitiva, é muito importante que você esteja atento às inovações tecnológicas.

Ao oferecer para os seus pacientes a possibilidade de emitir laudos online, é bem provável que eles prefiram a praticidade e o conforto que os laudos online têm a oferecer.

Aderir à modernidade e abraçar a tecnologia coloca o seu modelo de negócio à frente dos seus concorrentes.

Veja também: Transformação digital na saúde: confira o que é, exemplos, benefícios e tendências para o futuro da medicina

Além de laudos, uma plataforma digital para médicos, como a Memed, pode auxilar a prescrever atestados, receitas e relatórios, veja como o médico pode fazer isso, assistindo a este vídeo:

Exemplo de laudo médico para INSS

O laudo médico pode ser emitido para atender a diferentes finalidades. Uma delas é quando o paciente precisa solicitar algum benefício previdenciário.

Nessa ocasião, é necessário que ele comprove para o INSS que não possui plenas condições de exercer suas atividades laborais. E essa comprovação é feita a partir de um laudo médico que vai atestar o quadro clínico atual do segurado.

Um exemplo de laudo médico para INSS precisa conter as seguintes informações:

  • nome completo do paciente e outras informações pertinentes (idade, peso etc);
  • clínica e médico solicitante;
  • motivo da solicitação do exame;
  • descrição detalhada do exame;
  • técnica utilizada;
  • CID da doença
  • Impressão diagnóstica.

Laudo médico: modelo para ser preenchido

O Governo Federal disponibiliza um modelo de laudo médico pericial. O modelo possui todos os campos que devem ser preenchidos. Confira na imagem abaixo:

 

Este template pode ajudar bastante o profissional de saúde que vai criar um laudo médico.

Bom, como você pôde perceber neste artigo, o laudo médico online pode trazer uma série de vantagens para a sua clínica ou hospital.

Ao aderir a esse formato, os pacientes podem dar início ao tratamento adequado com mais agilidade.

Além disso, barreiras geográficas são facilmente rompidas com o uso de uma plataforma especializada em emitir laudos e outros registros médicos de forma online.

Saiba mais: Atestado médico digital: como funciona e quais os benefícios deste serviço?

Poder contar com um laudo médico digital é uma das vantagens de seu médico usar a plataforma da Memed.

Mas existem várias outras:

  • Prescrição de receitas digitais;
  • Banco de informações com mais de 60 mil produtos de saúde cadastrados;
  • Você receive a receita, laudo, atestado etc em seu celular, via SMS ou WhatsApp;
  • Alertas automáticos de interações medicamentosas.

Dê essa dica para seu médico, basta encarar este link para ele se cadastrar GRATUITAMENTE: Prescrição Digital