Um validador de documentos digitais possibilita a validação de prescrições eletrônicas, bem como pedidos de exames, atestados e também de relatórios, verificando a identidade de quem o fez, como um médico ou dentista habilitados, por exemplo. 

Com isso, é possível verificar se um documento foi alterado e também se o profissional que assinou possui sua inscrição ativa em seu respectivo Conselho, como o de Medicina, Odontologia ou Farmácia. Além disso, ele ainda proporciona maior controle das prescrições, pois permite verificar se a prescrição já foi dispensada.

O que é um validador de documentos digitais?

Um validador de documentos digitais é uma ferramenta que possibilita a verificação de documentos em formatos digitais, como uma prescrição médica, por exemplo, de forma a validar sua legitimidade. É um serviço sem custo que auxilia a prática médica facilitando sua relação com o paciente e com o farmacêutico.

É uma tecnologia desenvolvida pelo ITI para validar um documento de saúde em meio virtual, em formato de PDF. Ele verifica, portanto, a assinatura de um médico em uma receita e também a dispensação do medicamento feita por um farmacêutico. 

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O que é ITI?

ITI é a sigla para Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Ele é o órgão responsável por coordenar o funcionamento da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil) que disponibiliza a emissão de certificado digital, que por sua vez é a identidade eletrônica legal da pessoa física ou jurídica em ambiente virtual. 

O ITI foi o órgão que desenvolveu a tecnologia do validador de documentos digitais, junto com os Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselho Federal de Farmácia (CFF), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o Laboratório de Segurança em Computação (Labsec), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além disso, é uma autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

O validador de documentos digitais é confiável?

O validador de documentos digitais oferece grande segurança no processo de atendimento ao paciente, já que uma receita assinada por meio do certificado digital ICP-Brasil é um documento legal e autêntico. 

Além disso, a receita em PDF contém informações precisas do médico como seu registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) e também seu Estado de atuação (UF). O validador de documentos digitais foi desenvolvido exatamente para oferecer maior segurança ao paciente principalmente em consultas onlines, como a telemedicina, o que o torna bastante confiável. 

Como verificar um documento digital?

Uma das formas de verificar um documento digital é por meio do validador de receita digital do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Basta você acessar o validador de documentos digitais e escolher uma opção, entre: 

  • Prescrição
  • Atestado
  • Solicitação de exame
  • Relatório/laudo

Depois, basta incluir o documento que está salvo no computador em PDF que automaticamente o sistema lê e verifica a autenticidade. 

 

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Apenas no caso de prescrição é que você deverá dizer quem você é e selecionar uma das opções: 

  • Médico ou cirurgião dentista
  • Farmacêutico
  • Paciente

Veja no vídeo abaixo como é feito na prática e como aparece o resultado da consulta de um documento no validador digital: 

 

Veja na imagem abaixo como é o processo de prescrição de medicamentos digitais e como acontece e em qual passo vai se consultar a validade de assinatura digital:

Fluxo de prescrição eletrônica

Fonte: ITI

Vale ressaltar que quando o agente prescritor usa uma plataforma de prescrição digital, como a Memed, todas as receitas já estão de acordo com o validador de receita digital do ITI, ou seja, são geradas em PDF e contêm o CRM e a unidade federativa do médico.

Como consultar a validade da assinatura digital?

Para consultar a validade da assinatura digital de um médico ou cirurgião-dentista, por exemplo, basta ir até o site do verificador de assinaturas, incluir o documento em PDF e clicar no botão verificar conformidade. Lá vai aparecer a atual situação do profissional.

Para que serve o validador de receita digital?

O validador de receita digital serve assegurar que a receita digital é legítima, que foi emitida por um profissional capacitado e com seu CRM ativo. Ele serve para mostrar a validade da receita médica digital.

Como posso emitir uma receita digital?

A receita médica digital pode ser feita no site do CRM do Estado onde o médico é registrado, pelos modelos disponibilizados pelo CFM ou também por plataformas como a Memed que permitem a emissão de prescrição de forma simples e rápida. A Memed inclusive é gratuita para todos os médicos e para usá-la basta ter um certificado digital e fazer o cadastro na plataforma. 

Mais de 100 mil médicos no Brasil já geram suas prescrições pela Memed e enviam para seus pacientes por SMS, WhatsApp ou e-mail. É uma maneira fácil de prescrever e ajuda a evitar possíveis erros de prescrição, aumentando também a adesão do paciente ao tratamento. 

Além disso, ela também oferece a funcionalidade de dispensação de medicamentos para a farmácia que pode vender e dispensar os medicamentos de maneira mais segura.  

Você também pode gostar de saber sobre as principais dúvidas recebidas pela Memed sobre o validador de documentos digitais.