A nanotecnologia é a manipulação ou criação da matéria em uma escala nanométrica e vem sendo amplamente usada em diversos setores. Neste artigo vamos falar sobre o impacto da nanotecnologia na saúde

O primeiro cientista que abordou a nanotecnologia foi o físico Richard Feynman. Ele sugeriu que a manipulação de átomos e moléculas poderiam originar novos materiais. Dessa maneira, esse é um dos conceitos básicos da nanotecnologia. 

Embora no Brasil essa prática ainda não seja muito abordada, um relatório do site Grand View Research mostrou que esse é um mercado em crescente expansão e prevê um crescimento anual de 13,1% até 2027. A nanotecnologia na saúde foi aquela que teve a maior participação de mercado.  

Mas aí, você deve estar se perguntando quais as vantagens da nanotecnologia na saúde, como ela é aplicada à saúde ou como é a medicina que usa nanotecnologia. É sobre tudo isso que vamos falar a seguir. Antes, vamos explicar o que a nanotecnologia representa na saúde. 

Leia também: Tecnologia e medicina: quais os benefícios dessa combinação?

O que é nanotecnologia na saúde?

A proposta da nanotecnologia na saúde é criar estruturas mais estáveis e melhores quando comparadas com suas formas tradicionais. Nesse caso a nanotecnologia é utilizada na saúde porque as partículas, os átomos e todos os outros elementos possuem um comportamento diferente quando estão na escala nanométrica. 

Vale mencionar, inclusive, que o tamanho das nanopartículas pode ser comparado com o de uma bactéria ou mesmo com o tamanho do nosso DNA. Elas possuem dimensão inferior a 100 nm (nanômetro), isso é o equivalente a um bilionésimo de 1 metro.

As aplicações da nanotecnologia na saúde são diversas. Ela pode ser utilizada tanto em tratamentos, como monitoramento e até mesmo na prevenção de algumas doenças. A nanotecnologia na saúde, suas aplicações e perspectivas sobre isso ajudam a compreender sua importância. 

Leia também: Como foi o avanço da tecnologia na medicina?

Como a nanotecnologia é aplicada na saúde?

Com as aplicações da nanotecnologia na saúde é possível ter um alcance, precisão e velocidade que de outra forma não seria possível. Listamos abaixo algumas dessas aplicações. 

1. Reparo de células para tratamento de doenças

Como a nanotecnologia lida com partículas minúsculas, é possível acessar células que normalmente não era possível com tratamentos tradicionais.  

No vídeo abaixo é possível ver um exemplo disso. Em uma pesquisa de mestrado na Universidade Federal de Viçosa a nanotecnologia foi objeto de estudo e verificou-se a ação de uma nanopartícula em células tumorais, confira abaixo:

Dessa forma, nanopartículas são utilizadas na criação de tratamentos para câncer, visando aumentar a eficiência do tratamentos e reduzir sintomas. Além disso, também há uma grande expectativa em se usar a nanotecnologia na saúde para curar outras doenças como o Alzheimer.

Leia também: Pesquisa com médicos da Memed revela preferência por plataformas de prescrição inteligente

2. Nanodiagnósticos

A nanotecnologia possibilitou a aceleração de resultados de diagnósticos. Além disso, ela também aperfeiçoa técnicas já existentes. Um exemplo disso é a técnica da Espectroscopia Raman de Superfície Aprimorada (SERS). 

A nanotecnologia fez com que ela se tornasse mais popular e viável nos dias de hoje. Essa técnica consiste em uma análise realizada por meio da oscilação de frequência de um laser infravermelho, mostrando a presença ou não de DNAs e RNAs virais.

3. Nanorrobôs para cirurgia

Já imaginou precisar fazer uma cirurgia e não precisar abrir nenhum órgão e, além disso, ser ainda mais preciso na operação? Com a aplicação da nanotecnologia na saúde isso é possível. 

Um exemplo, é a capacidade de desobstruir coágulos de sangue no cérebro de forma menos invasiva possível a fim de evitar Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs).

4. Medicamentos baseados em nanotecnologia

A nanotecnologia é uma grande revolução relacionada à tecnologia na área farmacêutica. Isso porque ela permite que sejam criados medicamentos com propriedades terapêuticas que não podem nem ser comparadas aos medicamentos convencionais. 

Os medicamentos com a utilização da nanotecnologia oferecem uma maior eficácia, menos efeitos adversos, além de possibilitar que o diagnóstico e o tratamento estejam mais alinhados. 

Com isso, é possível combater vírus e bactérias de maneira mais eficaz, mas é possível ir ainda além e chegar até mesmo na regeneração de tecidos corporais. 

Leia também: Quais os principais impactos da LGPD na saúde?

A nanotecnologia aplicada à saúde traz diversos benefícios. Veja abaixo quais as vantagens da nanotecnologia nesse setor. Separamos em alguns tópicos. Confira.

Quais as vantagens da nanotecnologia?

Existem diversas vantagens da nanotecnologia e oportunidades na utilização de nanopartículas. Ao saber todas as possíveis aplicações desse tipo de tecnologia, já é possível ter uma grande ideia, não é mesmo? 

De uma forma geral, as vantagens da nanotecnologia na saúde são: 

  • Maior possibilidade de acesso a células do corpo e com mais precisão;
  • Medicamento é direcionado para o tecido de interesse, reduzindo a interferência em outras células; 
  • Maior segurança e eficácia no tratamento com medicamentos;
  • Menor toxicidade;
  • Diagnósticos mais simples, precisos e em um tempo menor;
  • Chances de descobertas e curas para doenças que não são tratadas pelos métodos tradicionais existentes;
  • Tratamentos são mais rápidos, com melhores resultados e que promovem maior conforto para o paciente. 

Essas são apenas algumas das vantagens da nanotecnologia na saúde. Se pararmos para analisar cada uma delas, ainda será possível desdobrar em outros benefícios. Contudo, não são todos os países que investem nesse tipo de tecnologia. O próprio Brasil ainda precisa evoluir bastante nessa questão. 

Além disso, também é importante ressaltar que é preciso manipular essas nanopartículas com bastante cuidado. Uma vez que elas se comportam de maneira diferente em escalas menores é necessário ter muita responsabilidade.  

Agora que falamos sobre as aplicações da nanotecnologia na saúde e as perspectivas, que tal continuar por dentro de tudo que acontece no mundo da medicina e da saúde? Acompanhe o blog da Memed e fique por dentro de tudo.