A inovação e a transformação digital que vem acontecendo em praticamente todos os setores no mundo todo e têm impactado diretamente no nosso dia a dia. A tecnologia e a medicina, portanto, estão também diretamente relacionadas. 

A tecnologia modificou tratamentos, atendimentos e até mesmo as universidades. Afinal de contas, os avanços tecnológicos na medicina precisam ser aprendidos desde o início dos estudos, não é mesmo?

Se de um lado está a medicina, do outro está o paciente que também é empoderado com esses avanços que possibilitam que ele tenha amplo e mais fácil acesso a todo tipo de informação. 

Dessa forma, a tecnologia e a medicina devem continuar andando sempre juntas para que os benefícios sejam reais e mais bem aproveitados. Mas, você sabe quais as contribuições da tecnologia para a saúde? Confira a seguir as principais. 

Tecnologia e medicina: 5 benefícios

1. Maior possibilidade de prevenção de doenças

Os avanços tecnológicos na medicina têm possibilitado descobrir doenças antes mesmo que elas aconteçam. Isso mesmo, por meio de exames e testes genéticos muito precisos é possível saber com exatidão a probabilidade de as pessoas desenvolverem certos tipos de doenças. 

Com isso, é possível começar a prevenir com muito mais objetividade. E essa prevenção está relacionada com doenças complexas, como o câncer, por exemplo. Isso porque por meio da análise e cruzamento de dados já conseguimos ver quais as chances de uma pessoa desenvolver uma doença. 

Com esse tipo de informação em mãos, tomamos a decisão do tratamento preventivo com mais assertividade. Portanto, essa é uma das maneiras de como as máquinas podem ajudar a saúde das pessoas. 

2. Diminuição de erros

Outro benefício da tecnologia na saúde é a redução das chances de erros médicos. Os médicos são humanos, e como humanos, passíveis a erros como qualquer pessoa. Contudo, no caso da medicina, um simples erro pode levar a vida de alguém.

Dessa forma, quanto mais pudermos reduzir as chances de que eventos adversos ocorram, mais sucesso teremos em salvar vidas, não é mesmo? E é aí que entra a importância da tecnologia na saúde. Hoje em dia temos várias plataformas digitais que possibilitam o tratamento de dados dos pacientes de forma mais segura. 

Leia também: Os 10 principais erros de prescrição

A Memed, por exemplo, é uma ferramenta de prescrição digital que também auxilia os médicos na hora de prescrever um medicamento. Isso porque é possível consultar as informações de milhares de medicamentos e suas interações medicamentosas antes de receitar ao paciente. Além disso, o prontuário é digital, possibilitando o acesso do médico de qualquer lugar em que ele esteja. 

Leia também: Como a Memed te ajuda a evitar erros de prescrição

3. Melhoria do ensino

Não podemos pensar em avanço tecnológico na medicina e nos restringirmos a consultórios e hospitais, não é mesmo? No ensino da medicina a tecnologia também tem um papel importante. 

Isso porque além de esses futuros médicos já chegarem preparados para o novo, os benefícios também estão nos estudos. Hoje em dia a realidade aumentada já é utilizada para as aulas de anatomia, por exemplo. 

Os estudantes não precisam mais mexer em um cadáver para aprender as partes do corpo humano. Eles aprendem e vêem com mais precisão cada órgão com esse tipo de tecnologia. Com isso, o aprendizado também é ainda mais aprimorado e eles chegam ao mercado de trabalho com um conhecimento mais apurado. 

4. Diagnósticos mais precisos 

Além da quantidade enorme de dados que temos atualmente que ajudam muito na obtenção de diagnósticos, outro benefício da tecnologia na saúde é que ela trouxe também a melhoria de equipamentos para exames e acompanhamento da saúde. 

Exames tornaram-se mais precisos, como os de imagem, por exemplo, fazendo com que a detecção de doenças seja mais assertiva. Mas, além disso, o paciente também está sendo mais empoderado no sentido de conseguir acompanhar sua própria saúde de perto, sem precisar ir em consultórios a todo momento. 

Por exemplo, existem relógios inteligentes que medem a qualidade do seu sono e também monitoram sua pressão arterial; outros aplicativos conseguem detectar anormalidades na glicemia com dispositivos subcutâneos.  

5. Ampliação do atendimento

Um dos avanços tecnológicos na medicina que mais impactou nesses últimos tempos certamente foi a telemedicina. Ela possibilitou que diversos atendimentos fossem realizados a distância e com isso várias pessoas puderam manter ou realizar seus tratamentos. 

A telemedicina veio revolucionar a forma com que esses atendimentos são feitos. Além disso, ela trouxe a possibilidade de acesso a um atendimento de qualidade para muitas pessoas que sem ela não o teriam. 

O Brasil é um país de grande extensão e uma quantidade enorme de pequenas cidades. Muitas delas não possuem nem hospital. Por conta disso, as pessoas que precisam de atendimento mais específico devem se deslocar para os grandes centros que muitas vezes estão a vários quilômetros de distância. A telemedicina reduziu fronteiras e ampliou o acesso à saúde principalmente aos mais carentes.  

Qual a importância da tecnologia na saúde?

É indiscutível que a tecnologia e a medicina devem sempre estar atreladas. O avanço tecnológico trouxe diversos benefícios e, por isso, investir em tecnologia na saúde é essencial. 

Além da assistência no diagnóstico, prevenção de doenças e tratamentos, como citamos anteriormente, o volume de coleta de dados e informações que a tecnologia possibilita também contribui muito com a melhoria do sistema.  

A tecnologia na medicina avança a passos largos e isso traz benefícios para todas as pontas do cuidado. Tanto na agilidade de atendimento, na otimização do dia a dia do médico e todos os profissionais de saúde quanto na eficiência da gestão de unidades de saúde.  

Dessa forma, acompanhar os avanços tecnológicos na medicina vai trazer todos os benefícios que enumeramos. E, uma vez que começamos a acompanhar as novidades é praticamente impossível parar. 

Gostou de saber sobre a relação da tecnologia e medicina e como as máquinas podem ajudar a saúde das pessoas? Continue acompanhando as novidades do setor em nosso blog

Você também pode gostar de saber o que é um ecossistema digital de saúde e como funciona?