Uma nova maneira de realizar o agendamento de exames

O agendamento e a realização de exames são primordiais para o tratamento médico.

A rotina envolvida para sua realização já é bem conhecida hoje pelos pacientes que procuram por laboratórios credenciados por seus planos de saúde, mas é justamente ela que muitas vezes causa problemas para que os exames sejam realizados com sucesso.

Existem etapas a serem vencidas até que o exame prescrito pelo médico seja de fato realizado pelo laboratório, sobretudo nos processos de agendamento e preparação do exame que demandam tempo, responsabilidade do laboratório e engajamento do paciente, para que tudo ocorra sem intercorrências. 

Muitas vezes, do lado paciente, existem também dificuldades como localizar o laboratório mais próximo, depois acessá-lo e, quando o exame já está agendado, algumas vezes são os processos emperrados no local dos exames e os funcionários sobrecarregados que criam morosidade, desconfortos e insatisfações.

Isso tudo afeta muito a rotina dos laboratórios, mas principalmente causa grande preocupação aos seus gestores, para quem os exames prescritos e não realizados, representam prejuízos financeiros e ao fluxo e performance de pacientes nas unidades laboratoriais.

Mas como superar estas barreiras? Existe solução tecnológica para estes problemas? É possível integrar os processos que envolvem geolocalização, agendamento, informações sobre preparos para exames e outros detalhes envolvidos, tudo de forma digital?

A resposta é sim! A transformação digital da cadeia da saúde também está acontecendo na área dos laboratórios.

E assim, é possível proporcionar ao paciente uma nova experiência em relação aos seus exames, tanto no sentido de localizar o laboratório mais próximo da residência, de receber informações, como também na conveniência e comodidade para o agendamento de exames pelos canais digitais que os laboratórios já oferecem.

O paciente, que já recebe do médico o pedido do exame em seu celular por SMS, só precisa conectar-se direto com o laboratório por meio de seus canais digitais, whatsapp, entre outros.

É isso que um ecossistema digital de saúde proporciona: grande facilidade, maior agilidade e muita segurança.

Essa é a nova experiência que o paciente quer e pode ter, aumentando assim a sua adesão à continuidade do tratamento e sua fidelização.

Entendendo mais sobre o agendamento de exames

Mão segurando um celular com a foto de um médico e um calendário

A integração é algo de extrema importância em um ecossistema digital de saúde. Quando os players da saúde conseguem conversar entre si, a relação torna-se benéfica para todos.

Por isso, faz ainda mais sentido os laboratórios aderirem à tecnologia. Hoje, a transformação digital é inevitável.

O médico prescreve digitalmente o exame para o paciente que já se conecta ao laboratório para prosseguir com o tratamento.

Além disso, o que todos procuram hoje é a comodidade. O agendamento de exames digital, certamente traz isso para todos. 

A ideia é ter todo o processo facilitado. 

Até porque toda a rotina de um laboratório exige uma preparação antes da realização de um exame.

Logo, ter um ‘braço direito’ que auxilia em partes do processo, é sempre muito bem-vindo.

Acesse Solicitação de exames e confira mais informações!

Afinal, quais são as vantagens?

Profissionais de saúde trabalhando com tecnologia

É fato que a rotina de um laboratório é muito dinâmica. Mas e se todos os processos fossem mais otimizados? Conheça os principais benefícios que a digitalização proporciona:

Maior volume de clientes: com a geolocalização o laboratório coloca-se no “radar” do paciente e a tecnologia permite ao paciente agendar o exame no laboratório mais próximo.

Informação de qualidade: canal direto do laboratório com o paciente, todo o processo do exame é explicado na plataforma. Se, por exemplo, for necessário um jejum, o paciente é informado sobre os detalhes e, assim, irá preparado para o exame.

Evita contratempos:  A tecnologia evita pequenos desgastes. Muitas vezes o paciente pode desistir de fazer os exames por não achar o endereço do laboratório, por perder o pedido do exame no papel, entre outras inconveniências. Isso tudo pode ser evitado com a digitalização.

Agilidade: A solução minimiza gargalos, quando um paciente agenda e não comparece, ou se na hora do exame ele atrasa, os atendimentos seguintes acabam se postergando. A praticidade que a tecnologia propicia desde o agendamento digital ajuda a evitar esse tipo de intercorrência.

Engana-se quem pensa que a realização de exames é algo simples. Demanda o tempo de muitos profissionais, por isso é importante evitar erros no agendamento, nas informações e na preparação, até chegar à etapa de realização do exame.

Enfim, o agendamento digital de exames além de proporcionar uma nova e positiva experiência aos pacientes, é de fato, a maneira mais eficaz de acabar com perdas financeiras e potencializar o fluxo e a performance de pacientes nos laboratórios. 

Acompanhe nossos conteúdos e entenda como laboratórios de exames, operadoras de saúde e hospitais podem promover a integração entre sistemas e soluções ao Ecossistema Digital de Saúde Memed.


Gostaria de saber mais sobre o agendamento de exames via celular?

 

Saiba Mais!

 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de conversar com a gente logo abaixo e compartilhar o artigo!