Você sabe qual a importância do atendimento humanizado na área da saúde? Afinal de contas, o que é atendimento humanizado? Com o avanço da tecnologia e tantas novas ferramentas que facilitam o dia a dia, pensar em um atendimento que não seja humanizado, pode parecer a conversa entre uma máquina e uma pessoa, talvez.

Em algum momento da sua vida navegando pela internet você já deve ter acessado um site que perguntou se você é um robô e pediu para verificar se era realmente uma pessoa. Por conta disso, é comum pensarmos em situações como essa quando falamos na importância de um atendimento humanizado no tratamento do paciente. 

No entanto, quando o assunto é saúde não é exatamente isso que acontece. Com tanta correria no dia a dia, tantas metas, prazos que muitas vezes acabamos mecanizando processos e esquecemos que a parte principal do atendimento é a pessoa. É justamente isso que a adoção do atendimento humanizado vem tentando acabar. Mas afinal, o que é atendimento humanizado, então?

O que é atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é aquele em que o médico volta sua atenção principalmente ao paciente e não apenas para a doença em si. Significa colocar o paciente no centro do tratamento e do cuidado. A relação médico e paciente torna-se mais próxima e com mais empatia. 

Isso inclui prezar pelos princípios de relações humanas e valores ao paciente, tais como: 

  • Empatia;
  • Solidariedade;
  • Respeito;
  • Ética;
  • Compreensão. 

Além disso, de acordo com a definição do Ministério da Saúde, humanizar é valorizar não apenas os usuários, mas também, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Isso porque todos eles fazem parte do atendimento. Dessa forma, esses profissionais também devem voltar seus olhos para esse cuidado. 

Tudo isso é possível ao criar vínculos solidários, com a promoção da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes. 

 qual a importância do atendimento humanizado na área da saúde

Agora que entendeu o que é atendimento humanizado, pode estar se perguntando qual a importância do atendimento humanizado na área da saúde.

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Qual a importância do atendimento humanizado na área da saúde?

Assim como investir em tecnologia para aprimorar e melhorar os processos de saúde, dar a devida atenção ao atendimento humanizado certamente também vai trazer muitas vantagens para a organização de saúde. Além da relação médico e paciente ser mais humana, também existem outros benefícios. Alguns deles são:

1. Fideliza o paciente

Quando chegamos em um local onde sentimos que somos valorizados e respeitados por quem está ali, certamente escolheremos aquele local novamente, caso a gente precise, não é mesmo? Isso acontece para qualquer lugar, a mesma regra vale quando o assunto é saúde. 

Portanto, quando um paciente chega em uma clínica, laboratório ou hospital e se sente acolhido, há uma maior fidelização e confiança por parte dele.

2. Melhora condições de trabalho

Para se ter um atendimento desse tipo é extremamente importante que a equipe de trabalho também esteja engajada e satisfeita e isso só é possível quando existem ótimas condições de trabalho

Isso significa que a empatia, solidariedade e os outros valores também devem ser replicados para os funcionários da organização. Afinal de contas, se estamos falando em humanização, esse conceito deve estar enraizado na cultura da organização e passado para todos os profissionais que ali atuam. 

Dessa forma, a busca por excelência no atendimento traz benefícios para todas as pontas. 

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3. Prioriza a ética médica

Pode parecer óbvio, mas escutar o que o paciente tem a dizer com atenção e o cuidado necessário é um dos princípios da ética-médica. Isso envolve ouvir tudo com paciência para depois interpretar o que o paciente disse, para depois chegar a uma conclusão do que ele possui. 

Muitas vezes com tanta correria na rotina do médico, pode ser que ao ouvir uma parte da história ele já presume um diagnóstico e, por isso, não vai além para entender de fato o quadro completo. 

Tentar entender os pontos que o paciente traz com calma e tranquilidade pode ajudar a garantir uma boa relação médico e paciente e consequentemente sua adesão ao tratamento.

4. Contribui com adesão ao tratamento

Com uma equipe harmonizada e engajada, a fluidez do trabalho é maior, portanto, existe uma maior otimização dos processos também. Isso tudo vai impactar diretamente na eficácia do cuidado ao paciente. O vínculo entre os profissionais e o paciente ajuda com que haja uma maior adesão ao tratamento. 

Quando o paciente se sente confortável no ambiente e não existe aquele relacionamento duro e de superioridade comum em muitos locais, ele entende seu papel no cuidado. Além disso, ele fica à vontade para perguntar, caso não entenda algo.  

Para melhorar essa comunicação entre os profissionais e paciente, algumas ferramentas são muito favoráveis. Para as prescrições médicas, por exemplo, existe a Memed, que é uma plataforma de prescrição médica digital gratuita e oferece mais 85 mil itens cadastrados.

Com esse tipo de ferramenta o paciente entende o seu tratamento e fica mais confiante para segui-lo. A Memed oferece receita digital, o paciente recebe sua prescrição pelo celular e pode comprar seus medicamentos online e alguns até mesmo com desconto. 

Agora que você viu qual a importância do atendimento humanizado na área da saúde, que tal saber de mais novidades desse setor? Continue acompanhando o blog da Memed e fique por dentro de todas as discussões.