Imagine que você está em uma determinada cidade que não possui um hospital e muito menos um Pronto Atendimento. Mas você precisa de um atendimento rápido e urgente. Se isso acontecesse alguns anos atrás, o pior poderia ter acontecido. No entanto, com o avanço da medicina digital já existem maneiras de você receber atendimento.

UTIs virtuais foram cruciais para salvar diversas vidas em Alagoas, por exemplo, como foi noticiado no portal UOL. Uma equipe que contava com um infectologista, um pneumologista, um cardiologista, um fisioterapeuta e um enfermeiro foi capaz de atender até 120 pacientes de forma simultânea. Mas isso só foi possível com a telemedicina. 

A regulamentação da telemedicina já vinha acontecendo no Brasil desde meados de 2002, a passos lentos. Mas, foi em 2020, com a pandemia do coronavírus, que esse processo foi acelerado de forma irreversível. Sem dúvida esse tem sido um dos principais avanços na medicina digital.

Leia também: Atestado médico digital: como funciona e quais os benefícios deste serviço?

Contudo, embora quando a gente fale de medicina digital a primeira coisa que possa vir à nossa mente seja a telemedicina, não é apenas ela que vem contribuindo com o aperfeiçoamento do cuidado na saúde. 

Diversos softwares médicos também foram desenvolvidos nos últimos tempos para facilitar diversos processos. Mas, afinal de contas, o que é medicina digital e quais os seus benefícios? É sobre isso que vamos falar agora. 

O que é medicina digital?

Medicina digital é quando são utilizados registros médicos de forma eletrônica, bem como informações digitais, tecnologia de dados e compartilhamento de informações para melhorar os cuidados. 

Portanto, ela tem como objetivo otimizar e simplificar as operações na áreas de saúde. E agora, você deve estar se perguntando, mas, e na prática quais são os benefícios práticos, afinal?

5 benefícios da medicina digital

Que a tecnologia veio facilitar muito a nossa vida, isso todo mundo já sabe, não é mesmo? Afinal de contas, quantas coisas podemos fazer hoje com mais agilidade? Podemos ficar citando em diversas linhas se formos contar tudo. Mas, e na medicina, quais são seus benefícios? Listamos os principais a seguir. 

1. Maior acesso à saúde

Certamente esse é um dos pontos mais importantes. Vivemos em um país extremamente extenso e a medicina não chega em muitos pontos remotos. Existe a escassez tanto de médicos quanto de recursos em várias regiões do Brasil e com isso, um número gigante de pessoas fica desassistido e não tem acesso a algo tão primordial. 

Dessa forma, principalmente com a telemedicina, vários atendimentos que antes não seriam possíveis se tornaram reais. Com ela, a medicina pode chegar a muito mais gente que precisa. Ela permite tanto o atendimento básico inicial até uma cirurgia mais complexa. 

Muito além de ter possibilitado os mais diversos atendimentos durante o lockdown da pandemia do coronavírus, a telemedicina agora pode chegar a mais lugares onde carece de profissionais qualificados. 

2. Reduz custos

O custo da saúde é muito alto. Isso em todos os sentidos, desde o processamento de dados até os equipamentos utilizados. E esses custos impactam toda cadeia. Com a medicina digital já existem diversos softwares médicos que possibilitam a redução de custo e a otimização de processos, sem contar a segurança da informação. 

Por exemplo, hoje já é possível fazer prescrições digitais em plataformas como a da Memed. Com ela é possível receber a receita médica no próprio celular e também comprar os medicamentos online e com desconto. É bem prático e ainda contribui com a minimização de erros.  

3. Sistemas de saúde ficam mais eficazes

Hoje em dia diversos softwares médicos são acessados onde quer que o médico esteja. É preciso apenas um aparelho com acesso a internet que o médico pode acessar o prontuário de um paciente, por exemplo. 

Dessa forma, o acompanhamento do tratamento do paciente pode ser mais eficiente. Muitas vezes não é preciso ter o contato físico para que haja o monitoramento da adesão do paciente. Além disso, também facilita o compartilhamento de informação com segurança para troca de opinião entre especialistas.  

Veja no vídeo abaixo como algumas ferramentas digitais podem ser integradas para potencializar ainda mais o processo:

Leia também: Agendamento de exames e a transformação digital

4. Simplifica processos

A tecnologia tem a tendência em simplificar a vida e na saúde não é diferente. Ela pode ajudar desde um simples armazenamento de dados mais eficaz até encontrar a cura para determinadas doenças. 

Quanto mais avançados os sistemas, mais ela pode ajudar na solução de doenças, por exemplo. Isso porque quando temos dados, podemos usar a tecnologia para cruzá-los e descobrir a cura, por exemplo. 

5. Melhoria de exames

Nesse sentido, principalmente o uso da inteligência artificial se faz presente. Isso porque com esse tipo de tecnologia é possível ter diagnósticos de doenças com muito mais precisão. 

Além disso, também é possível acessar áreas do corpo que antes talvez não pudessem ser acessadas com tanta facilidade. Isso amplia o campo de visão do médico que pode dar pareceres mais apurados.

Agora que você já sabe os benefícios da medicina digital, o uso da inteligência artificial, que tal saber mais novidades sobre esse setor? Continue lendo o blog da Memed