Como a Memed te ajuda a evitar erros de prescrição

Oi, tudo bem? Me chamo Luiza e sou a farmacêutica responsável pelas Inteligências de conteúdo médico na Memed. Leia o texto e saiba como nós te ajudamos a evitar erros de prescrição.

Mas afinal, o que são as Inteligências Memed?

São todos os “gatilhos” existentes na plataforma que auxiliam a evitar erros de prescrição e reforçar o compromisso com a segurança e eficiência do tratamento.

Além disso, ao prescrever os medicamentos pela plataforma Memed, você terá acesso aos nossos alertas de interação medicamento, posologia sugeria, entre outras funções.

Agora, quero que você imagine a seguinte situação… 

Você marcou uma consulta com seu médico habitual, porém, ele teve um compromisso importante e você será atendido por um médico até então desconhecido.

Ao chegar na sala de consulta, você conta a ele que sente muitas dores nas articulações e então, esse novo médico te prescreve ácido acetilsalicílico e ibuprofeno três vezes/dia.

No final da consulta tudo que lhe resta na mão é uma receita quase incompreensível e aparentemente inofensiva.

Médico entregando ao paciente uma receita em papel

O que esse novo médico não sabia é que ontem, essa mesma paciente deu entrada no pronto-socorro e recebeu uma alta dose de medicamentos para tratar uma possível vasculite.

  • Prednisolona oral
  • Metilprednisolona intravenosa
  • Ácido acetilsalicílico 

Essa pessoa foi atendida por vários profissionais de saúde, mas nenhuma proteção gástrica foi prescrita, isto é, nenhuma avaliação farmacoterapêutica foi realizada.

Por consequência, a paciente teve que ser submetida a uma cirurgia de emergência para tratar uma perfuração gástrica e, mesmo sendo internada em uma unidade de terapia intensiva, não resistiu às complicações do quadro clínico e foi a óbito.

Este incidente é real e foi publicado em um artigo no The Farmaceutical Journal. Reações adversas a medicamentos definitivamente evitáveis ocorrem todos os dias, chegando a custar 98,5 milhões de libras por ano no Reino Unido, levando a uma maior permanência no hospital (181.626 dias a mais), segundo dados de 2018.

Segundo o Programa de Pesquisa do Departamento de Saúde do Reino Unido, mais de 237 milhões de erros de medicação (72% têm pouco/nenhum potencial de dano) ocorrem em algum ponto da cadeia de medicação na Inglaterra por ano.

O que a Memed faz por você nesse momento

Interrompendo os erros

De acordo com a Klas Research, 39% dos erros médicos associados à medicação acontecem no momento da prescrição e 8% dos erros relacionados à medicação ocorrem pela incompreensão da grafia do médico prescrita no receituário.

Inegavelmente, hoje, a minha missão na Memed é fazer com que eventos semelhantes ao que foi relatado não se repitam.

Em outras palavras, nosso principal objetivo é reduzir os erros de prescrição e diminuir o risco de problemas relacionados a medicamentos.

Tudo isso acontece nos bastidores sem que seus olhos visualizem a mágica da tecnologia que ajuda a salvar vidas.

Todos os dias que eu, Luiza, farmacêutica, começo o dia, fico extremamente grata por fazer parte da revolução médica digital e por saber como o nosso trabalho tem ajudado tantas pessoas.

Essas histórias poderiam ser suas, da sua mãe, do seu avô. Você ficaria muito feliz se todos os profissionais da saúde tivessem ferramentas a fim de diminuir ao máximo os erros de prescrição, não ficaria?

Um imenso OBRIGADA Memed por se preocupar tanto e por manter os valores e princípios tão firmes, tornando a área da saúde mais eficiente e humana.

 

Talvez você goste de algum desses artigos:


Para ter acesso a informações médicas de forma prática, cadastre-se em nossa plataforma e confira nossas Inteligências Memed!

 

Acesse já nossa plataforma!

 

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de conversar com a gente logo abaixo e compartilhar o artigo!