A descoberta de uma gravidez pode trazer uma mistura de sentimentos e também muitas dúvidas. Uma das mais comuns, principalmente para pais de primeira viagem, é sobre a idade gestacional: como calcular, afinal? 

Sempre que conversamos com alguma grávida, a contagem do tempo para ela passa a ser de semanas. “Estamos na sétima semana, já temos 21 semanas”, e por aí vai. Dessa forma, muitas pessoas ficam com dúvidas sem saber o que significa. Afinal, quantas semanas são nove meses? O período de uma gestação completa gira em torno de 40 a 42 semanas. 

Vamos explicar neste artigo como calcular a idade gestacional, ou seja, como calcular a semana de gestação e entender melhor sobre a divisão em semanas da gravidez. É mais simples do que parece. Continue lendo. 

Idade gestacional: Como calcular

O primeiro passo  para saber a idade gestacional e entender como calcular as semanas é descobrir a Data da Última Menstruação (DUM). Depois que tiver essa data em mãos você vai contar a quantidade de semanas que existem até a data de hoje, por exemplo, se é hoje que você vai começar a contar. 

Por exemplo, se a última menstruação (DUM) foi no dia 15 de abril, uma sexta-feira, então na quinta-feira seguinte completa-se 7 dias. A partir daí soma-se de 7 em 7 até chegar no dia em que você está contando. Tomando esse exemplo como base, vamos supor que hoje é dia 7 de maio, então a idade gestacional é de 3 semanas e dois dias de gestação. Essa é uma forma de como calcular a semana de gestação.

Como não é tão fácil saber com precisão o dia exato em que a fecundação aconteceu, usa-se esse cálculo para fazer uma estimativa aproximada. Isso porque os espermatozóides sobrevivem no corpo da mulher por até 7 dias. Então, existe esse período em que o óvulo pode ser fecundado para dar início à gravidez

Vale ressaltar que esse cálculo é válido para as mulheres que possuem um ciclo menstrual regulado. Caso haja muita variação, essa conta pode não ser muito confiável. 

Leia também: 11 exames ginecológicos de rotina mais importantes. Saiba como se prevenir de doenças

Mas, como calcular a semana de gestação, então? Nesse caso, teremos a idade gestacional sem precisar saber como calcular e vale também para quando não temos a DUM, a Data da Última Menstruação. 

É por meio da ultrassonografia que a mulher faz durante a consulta de pré-natal que o ginecologista vai dizer a idade gestacional corrigida e assim, é possível saber a quantidade de meses da gestação. Com esse exame também vai ser possível ter em mente quando provavelmente será o parto. 

É importante destacar ainda que, quando se tem as duas informações, pode haver uma diferença. Isso porque leva-se em consideração o crescimento do bebê que vai variar, mas se mantendo sempre dentro de uma faixa de referência. Por conta disso, é possível haver diferença de tempo de gestação. 

Para se ter uma definição mais exata, o ultrassom feito mais precocemente é o melhor,realizado idealmente entre 7 e 10 semanas.

Por que calcular idade gestacional? 

Calcular a idade gestacional é fundamental para saber qual a provável data do parto. Ela é definida logo nas primeiras semanas de gravidez e não muda com o passar do tempo. Dessa forma, assim que se descobre a idade gestacional, é possível saber como calcular quando será um dia aproximado do parto. 

Além disso, saber a semana de gestação também é importante para entender o desenvolvimento e crescimento do bebê. De uma maneira geral, a gestação é dividida em três trimestres que norteiam os cuidados necessários. 

Leia também: Nutrição e saúde da mulher: a importância da alimentação para o bem-estar

Como calcular as semanas de gestação em meses?

Para se situar melhor no tempo da gravidez, também é possível acompanhar por meses. Por exemplo, pode surgir uma dúvida como: Seis meses de gestação são quantas semanas? Para isso, basta olhar na tabela abaixo. Seis meses de gestação correspondem a 27 semanas e meia, sendo assim, a gravidez está no segundo trimestre. 

 idade gestacional como calcular

Fonte: Ministério da Saúde 

Acompanhar as semanas e os trimestres da gravidez é fundamental para saber como está o crescimento do bebê. O Ministério da Saúde oferece uma caderneta da gestante que explica com detalhes cada fase. 

Por exemplo, os três primeiros meses requerem muita atenção. São nessas 13 primeiras semanas que os principais órgãos do bebê começam a ser formados. No fim do terceiro mês é o tão esperado momento: quando é possível ouvir os batimentos do coração. 

No segundo trimestre, do quarto ao sexto mês, é o período de saber o sexo do bebê. Depois de 14 semanas ele começa a apresentar movimentos de respiração e das mãozinhas. 

Por fim, o último trimestre é a reta final. A barriga começa a ficar bem maior e mais rígida em alguns momentos. O corpo inicia o processo de preparação e adaptação para a tão aguardada hora do parto.

Cada uma dessas fases são importantes por marcarem tanto as mudanças no corpo da mulher como o desenvolvimento do bebê. Por isso, o acompanhamento é tão essencial. É necessário fazer o pré-natal, os exames e comparecer nas consultas médicas para que tudo corra da melhor forma possível.   

Leia também: Quais os primeiros exames de gravidez? Lista completa com os principais

Agora que você já sabe a idade gestacional, como calcular as semanas da gravidez e descobriu a possível data do parto, que tal continuar acompanhando dicas para gravidez e saúde da mulher? No blog da Memed você fica por dentro de tudo e tem as melhores informações sobre saúde.