O primeiro exame de gravidez é o exame que vai diagnosticar que a mulher está realmente grávida. Ele pode tanto ser o de sangue, como de urina. Depois que estiver confirmada, então deve ser iniciado o acompanhamento com um médico obstetra para avaliar a saúde da mulher como um todo e do bebê. Essa é a chamada fase pré-natal.
É imprescindível que a mulher procure um obstetra de confiança para prescrever os primeiros exames de gravidez como todos os outros que forem necessários durante a gestação. Isso porque caso haja algum risco, pode ser necessário fazer exames mais específicos e um acompanhamento mais próximo.
Entre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de um atendimento de pré-natal para uma experiência gestacional positiva está a importância do exame de ultrassonografia entre os primeiros exames de gravidez. Um dos benefícios é a precisão da avaliação da idade gestacional, dado que auxilia na condução da gestação e do nascimento.
Uma dúvida que é bem comum de surgir é sobre o que é feito na primeira consulta de gravidez. Será que é preciso levar algum exame feito previamente? O que vão me perguntar? Afinal…
O que é feito na primeira consulta de gravidez?
A primeira consulta de gravidez é feita entre a 6ª e a 9ª semana e é nesse momento que é realizada a datação da gravidez. Ou seja, o primeiro passo é descobrir a idade gestacional, tomando como base a data da última menstruação e também o ultrassom, o qual é um dos primeiros exames de gravidez.
Além disso, é na primeira consulta de gravidez que o médico obstetra que irá acompanhar sua gestação vai perguntar tudo sobre a sua saúde e se a sua rotina de exames ginecológicos está adequada.
Essa consulta é importante para identificar algum fator de risco, alguma doença e também para avaliar seu histórico e o da sua família, a fim de verificar qualquer possibilidade de desenvolvimento de doença durante a gravidez.
O médico também vai fazer um exame físico completo nessa consulta que inclui:
- Exame ginecológico;
- Exame de mamas;
- Aferição de pressão.
Esse também é o momento para orientação. É hora de sanar qualquer dúvida que a gestante tenha com relação a medicamentos que pode tomar, o que pode ou não fazer e qualquer outra questão.
Dessa maneira, depois de conhecer bem a gestante, é hora de solicitar os primeiros exames de gravidez. Nesse momento, você deve estar se perguntando, mas afinal, quais os primeiros exames de gravidez? A maior parte dos primeiros exames de grávida é de laboratório e, portanto, são bem simples. Veja abaixo quais são os exames do primeiro trimestre de gravidez.
Quais primeiros exames de gravidez: 7 principais
1. Ultrassonografia
Um dos primeiros exames da gravidez que devem ser feitos é o ultrassom. A partir da 6ª semana já dá para ver o saco gestacional e a presença do embrião. Pode ser possível também ouvir batimentos do coração.
Além disso, é nesse ultrassom que se verifica onde está acontecendo a gestação, se está realmente no útero, a idade gestacional e se há mais de um bebê. Veja na imagem abaixo um exemplo de como é realizado um exame de ultrassom.
2. Hemograma
O hemograma completo é fundamental para avaliar a saúde da mulher gestante. Com ele é possível identificar a partir dos glóbulos vermelhos se ela tem anemia, por exemplo. A redução de ferro no sangue é bem comum durante a gravidez e, por isso, as taxas devem ser acompanhadas de perto.
O hemograma também mostra a quantidade de plaquetas existentes no sangue. Ela avalia o funcionamento da coagulação do sangue e identifica como está o sistema imunológico.
3. Glicemia em jejum
A Glicemia em jejum é realizada para avaliar a quantidade de glicose no sangue. É com este exame que detecta-se uma possível diabetes gestacional. Como a diabetes gestacional não possui sintomas, só é possível detectá-la por meio deste exame.
Leia também: Uso de metformina para tratamento do diabetes na gravidez
4. Sorologias
Os exames sorológicos também estão na lista dos primeiros exames de gravidez. Alguns deles são:
-
- HIV: serve para detectar se a gestante é portadora de HIV, caso seja é necessário um tratamento orientado para diminuir as chances de passar para o bebê;
- Sífilis: este exame mostra se a mulher possui sífilis, caso ela tenha e não faça o exame, pode trazer riscos para a saúde do bebê;
- Toxoplasmose: a toxoplasmose é uma infecção oriunda de um parasita encontrado em fezes de gato e alimentos contaminados, com esse exame é possível identificá-la antes que traga riscos para a gestação;
- Rubéola: existe vacina para a rubéola que deve ser tomada na infância, porém, caso a mulher não tenha tomado, é importante que ela tome antes de ficar grávida. Fazer este exame no primeiro trimestre gravidez indica se ela já possui imunidade contra essa doença;
- Citomegalovírus: este é um vírus que faz parte da família do vírus da herpes, por meio do exame é possível avaliar se a mulher o possui e por quanto tempo ele está no organismo;
- Hepatite B e C: ambas as doenças podem ser passadas para o bebê, trazendo complicações, por isso, o diagnóstico nas primeiras semanas de gravidez é fundamental.
5. Tipagem sanguínea e fator Rh.
O exame de tipagem sanguínea e fator Rh estão entre os primeiros exames de gravidez, pois são extremamente importantes. Com eles é possível identificar o tipo sanguíneo da mãe e do feto. Caso eles possuam fatores diferentes, por exemplo a mãe for fator negativo e o bebê positivo, pode ser que haja complicação durante o parto.
6. Urocultura
O exame de urocultura serve para identificar se a gestante possui infecção urinária. Caso haja, ela deve ser tratada para não haver complicação na gravidez e no parto.
Leia também: Como comprar remédio com receita digital? Entenda como funciona e confira um passo a passo
7. Exame parasitológico de fezes
Este exame deve ser realizado caso haja uma indicação clínica. Ele indica que a grávida possui alguma verminose que poderá ocasionar em outros problemas, como a anemia, por exemplo. Se for diagnosticada, o tratamento deve ser feito com o acompanhamento do médico porque determinados medicamentos podem interferir na gravidez.
Agora que você já sabe quais os primeiros exames de gravidez e o que é feito na primeira consulta, continue acompanhando o blog da Memed e fique por dentro de tudo do mundo saúde.
Sobre o autor: Memed
A Memed vai te ajudar a entregar muito mais saúde para o seu paciente. Prescreva através de uma base - atualizada diariamente - com mais de 60 mil medicamentos e promova a adesão através de uma prescrição digital, sempre disponível, que se conecta com a farmácia e possibilita a compra dos medicamentos com desconto e mais comodidade ao seu paciente!
Mais postagens por Memed