Você já prescreve receita digital para pacientes? E a receita médica com QR code?

Muitas clínicas e consultórios de todo o Brasil aderiram a essa nova forma de prescrever medicamentos, especialmente durante a pandemia de Covid-19.

É que, com a recomendação de que as pessoas ficassem em casa para conter o avanço do vírus, muitas consultas médicas passaram a ser realizadas à distância e as receitas puderam ser prescritas digitalmente.

E um dos recursos incorporados às receitas digitais é o QR code. Amplamente utilizado por diferentes tipos de estabelecimentos e pela publicidade, na área da saúde essa tecnologia ainda não é muito difundida e pode gerar confusão quanto ao seu uso.

Convidamos você a prosseguir com a leitura deste artigo para entender o que é e como funciona a receita médica com QR code.

Além disso, vamos explicar também como emitir e como dispensar receita digital para pacientes.

Leia também: Pesquisa com médicos da Memed revela preferência por plataformas de prescrição inteligente

O que é e como funciona a receita digital para pacientes?

A receita digital para pacientes é um documento em formato eletrônico utilizado para prescrever medicamentos.

Ela tem a mesma validade que as receitas médicas em papel, desde que esteja assinada pelo médico por meio de um certificado digital credenciado pela ICP-Brasil.

O certificado digital também é exigido das farmácias para que as mesmas possam fazer a dispensação dos medicamentos prescritos.

Com a receita digital, o paciente não precisa ir até o médico para consegui-la. O médico envia um link de receita médica via SMS, e-mail ou WhatsApp para o paciente fazer o download e apresentar na farmácia.

Veja também: Prescrição digital: Quebrando paradigmas na saúde

O que é QR code?

Antes de explicarmos como funciona a receita médica com QR code, é importante falarmos brevemente sobre o que é QR code.

O código de resposta rápida (Quick Response Code) existe desde 1994. Ele é considerado uma evolução do já conhecido código de barras; a diferença é que o QR code tem uma maior capacidade de armazenamento de dados.

A leitura do QR code pode ser feita pela câmera de celulares ou web cams. Ao apontar a câmera para o código, o usuário é direcionado para uma página web ou arquivo, onde poderá acessar determinado conteúdo.

Como funciona a receita médica com QR code?

Na receita médica com QR code, o código de resposta rápida é utilizado para verificar a validade da prescrição apresentada pelo paciente na farmácia.

Quando o paciente vai comprar seus medicamentos, ele deve apresentar o documento PDF da receita digital ou enviá-lo para a farmácia caso esta tenha um serviço de entrega em domicílio.

O farmacêutico vai fazer a leitura do QR code para validar a receita e prosseguir com a dispensação dos medicamentos e outros produtos que compõem a prescrição.

Vale ressaltar que o QR code não garante que a receita esteja assinada digitalmente pelo médico. O que o QR code faz é simplesmente direcionar para a receita original.

Veja como usar gratuitamente a plataforma digital da Memed para fazer sias prescrições:

Veja mais: Como a Memed te ajuda a evitar erros de prescrição

Como dispensar receita digital para pacientes pelo QR code?

A dispensação de medicamentos prescritos em receitas com QR pode ser feita de acordo com os seguintes passos:

  1. Acesse o site Validador de Documentos Digitais, clique na opção “Prescrição” e depois em “Farmacêutico”;
  2. Escolha a opção “QR code” para verificar a validade da receita;
  3. Autorize o uso da câmera do celular ou web cam;
  4. Aponte a câmera para o QR code da receita do paciente;
  5. Após escanear o QR code, será solicitado que o farmacêutico insira o código de acesso presente na receita;
  6. Clique em “Validar” e a receita estará disponível para consulta;
  7. Faça o download e arquive a receita.

É importante observar se as informações foram inseridas corretamente, se a receita está de acordo com a legislação e se o prescritor está habilitado para prescrever os medicamentos.

Como emitir receita médica com QR code?

Para emitir receita médica com QR code, o médico pode utilizar a plataforma da Memed. Lá o usuário tem acesso a um banco de  dados atualizado com mais de 60 mil medicamentos e produtos de saúde cadastrados.

Você tem a opção de prescrever em texto livre ou consultar os catálogos de medicamentos, dermocosméticos e diversos produtos para a saúde que complementam as terapias medicamentosas e auxiliam na adesão ao tratamento.” para apresentar como realmente os nossos catálogos são compostos.

Após concluir a prescrição de todos os medicamentos, é só clicar em “Gerar receita” e enviá-la para o paciente. O QR code é gerado automaticamente para futura validação.

Além do QR Code, a memed usa mais uma camada de segurança, o Token, entenda como é fácil localizá-lo na receita:

Leia mais: Ecossistema digital de saúde: o que é e como funciona?

Gostou da ideia de prescrever medicamentos com ajuda de uma plataforma digital especializada nesse processo? 

Cadastre-se na Memed, já são mais de 150 mil médicos usando essa facilidade. Com a memed, as informações dos pacientes ficam salvas e seguras e você também pode usar para seus prontuários médicos.

Acesse o link agora: Quero Prescrever Online