Hospitais, clínicas e outras instituições da área da saúde precisam ter atenção especial à gestão, pois a eficiência e a qualidade dos serviços prestados estão ligadas à capacidade dos gestores de conduzir um plano coerente. Para isso, é preciso que exista um planejamento estratégico hospitalar guiando as ações.
Muitas vezes, as pessoas não associam a estrutura de um hospital a de uma empresa, mas é fato que, ao adentrar uma unidade como pacientes, passamos por setores, seguimos protocolos e diretrizes de acesso.
Isso garante a eficiência e organização dos atendimentos médicos e ambulatoriais prestados no local, permitindo que a cada equipe saiba cumprir sua função da forma correta.
Quem lidera a criação do mapa estratégico do hospital e define os indicadores hospitalares são os membros que fazem parte da diretoria da instituição.
E, na hora de colocar a mão na massa, é preciso saber por onde começar, certo?
Neste artigo, explicamos o que é um planejamento estratégico hospitalar, além do passo a passo para fazê-lo de modo assertivo e eficiente, visando garantir o crescimento, a competitividade e o desenvolvimento de uma operação sustentável em longo prazo.
Continue a leitura e aprenda como fazer!
O planejamento estratégico hospitalar é um processo gerencial que analisa o momento e as características atuais da gestão, define novos objetivos e acompanha os resultados traçados em curto, médio e longo prazo. O objetivo é que os hospitais tenham uma operação organizada, custos controlados, processos modernos e que sejam lucrativos.
O planejamento não é chamado de estratégico à toa. As unidades de saúde que criam um plano e acompanham sua evolução tendem a sair na frente. Afinal, todo mundo espera entrar em um hospital e ser bem atendido, não é mesmo? Por sinal, o mapa estratégico é feito por unidades gerenciadas tanto pelo poder público, quanto por instituições privadas.
Porém, ainda existe um gargalo na gestão de negócios, o que inclui o setor hospitalar, que é a falta de planejamento em longo prazo.
Apenas 10% das empresas definem objetivos para o futuro, o que por sua vez prejudica a gestão de resultados e o desenvolvimento de um bom trabalho no curto e médio prazo também.
Logo, o planejamento estratégico hospitalar deve ser uma prioridade da diretoria para garantir a competitividade e o posicionamento forte e de excelência no mercado.
Ao fazer um planejamento estratégico hospitalar, os responsáveis pela gestão têm uma visão ampla dos fatores internos e externos que influenciam as operações e, com isso, conseguem identificar problemas e gargalos que estão impedindo a eficiência da gestão.
Além disso, o planejamento é importante para a modernização dos processos, contribuindo para que mais instituições abracem a transformação digital na saúde e coloquem em prática tendências como: telemedicina, prontuário eletrônico e receita digital, entre outras.
Dessa forma, os hospitais conseguem analisar ano a ano seu progresso, criando um ciclo de melhoria contínua que beneficia a equipe médica, os clientes e os parceiros.
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Mas, afinal, como fazer planejamento na prática? O trabalho segue um passo a passo que orienta a análise, as definições e as formas de acompanhamento.
Veja a seguir quais são as etapas do planejamento estratégico hospitalar e o que fazer em cada uma delas.
Toda organização, seja um hospital ou empresa de marketing, tem uma identidade própria, um posicionamento e padrões e processos que comunicam isso.
Por isso, a primeira etapa no planejamento estratégico hospitalar é a definição da missão, visão e valores do hospital.
A missão responde porque o hospital existe, a visão onde a instituição deseja chegar e os valores são os atributos inegociáveis que a gestão deseja oferecer aos pacientes, colaboradores e parceiros.
Muitas vezes, essa etapa passa batida, mas as reflexões para definir cada uma delas enriquecem as ideias e ajudam a nortear as etapas seguintes, especialmente as ações e os objetivos a serem alcançados.
DICA: essas definições podem ser reunidas em um mapa estratégico do hospital que pode ser fixado em áreas importantes.
A análise SWOT é uma ferramenta muito conhecida ao fazer um planejamento estratégico.
O acrônimo SWOT vem das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por conta das iniciais, a metodologia também é chamada em português de matriz FOFA.
A matriz SWOT de um hospital analisa o ambiente interno e levanta as forças e as fraquezas da organização no momento. Depois, são analisadas as oportunidades e ameaças que estão relacionadas a fatores externos.
Quadro representativo da matriz SWOT | Fonte: Sebrae.
O objetivo da análise é ter uma visão interna e externa precisa e honesta sobre o negócio para que os objetivos traçados atendam às prioridades de crescimento. Sendo assim, todos os envolvidos devem participar ativamente das discussões.
Com a visão que a análise SWOT trouxe da empresa, o próximo passo é criar os objetivos e as metas do planejamento estratégico hospitalar.
Os objetivos podem ser orientados por metas de curto, médio e longo prazo para que cada setor da administração tática e operacional tenha um ciclo de desenvolvimento e melhorias que serão consolidadas uma após a outra.
Para guiar esse trabalho, a equipe pode utilizar a metodologia SMART, que significa que as objetivos devem ser:
Ou seja, as propostas devem ser claras, apoiadas por indicadores hospitalares e possíveis de alcançar, além de ter relevância para o desenvolvimento e um prazo definido.
Cada objetivo definido no planejamento estratégico hospitalar deve ter um plano de ação com as etapas que vão levar ao seu cumprimento, como: o que deve ser feito, a ordem e quando cada passo vai ser realizado.
Nessa etapa, também podem ser avaliados os custos de possíveis investimentos e quem serão os responsáveis. Tudo isso deve ser documentado.
O prazo final do planejamento estratégico hospitalar pode variar, podendo ser de um ano, cinco ou até mais.
O importante é estabelecer um prazo de verificação para avaliar o andamento dos planos de ação e analisar os resultados dos indicadores hospitalares.
Por exemplo, um plano de cinco anos pode ter uma revisão todo fim de exercício. Já um plano anual pode ter uma verificação depois de seis meses.
O planejamento estratégico hospitalar é uma diretriz importante para as organizações que desejam conquistar uma imagem madura e de excelência no mercado e acompanhar as inovações na saúde.
Isso depende de um empenho coletivo da equipe para que cada objetivo seja realizado com a máxima qualidade.
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