Os avanços tecnológicos e a transformação digital na medicina têm permitido o desenvolvimento de soluções inovadoras na assistência médica.

A medicina do futuro se apoia na tecnologia para fornecer uma grande variedade de ferramentas e infinitas possibilidades que há alguns anos pouquíssimas pessoas acreditavam que isso poderia acontecer.

A partir dos avanços tecnológicos na saúde, a medicina do futuro (que, na verdade, já pode ser observada no presente) é capaz de garantir melhores diagnósticos e tratamentos para os pacientes, bem como oferecer instrumentos mais eficazes para a prevenção de doenças e promoção do autocuidado.

Continue a leitura deste conteúdo e confira nos parágrafos a seguir 7 tendências que vão transformar a medicina por meio da evolução da tecnologia:

  1. Telemedicina;
  2. Realidade virtual e aumentada;
  3. Wearables;
  4. Inteligência Artificial na medicina;
  5. Farmacogenética;
  6. Impressões em 3D;
  7. IoT na medicina (Internet of Things ou Internet das Coisas).

Veja também: A tecnologia atrelada à medicina

Medicina do futuro: 7 avanços tecnológicos na saúde para ficar de olho

A medicina do futuro conta com avanços tecnológicos na saúde que prometem melhorar a comunicação entre médicos, pacientes e toda a cadeia de assistência.

Separamos aqui 7 tendências da medicina do futuro que vão ganhar cada vez mais força nos próximos anos, promovendo a transformação digital nas empresas da área da saúde.

1 – Telemedicina

A telemedicina é um dos avanços tecnológicos na medicina que conquistou muitos adeptos a partir de 2020 devido à pandemia de Covid-19.

A prática da telemedicina permite que médicos troquem informações entre si e interajam com seus pacientes à distância por meio de sistemas especializados.

Dessa forma, consegue-se transpor barreiras geográficas e também socioeconômicas, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à assistência médica de qualidade.

Leia mais: Telemedicina no Brasil e suas regulamentações

Este vídeo traz mais informações para você sobre telemedicina: