Medicina do futuro: 7 avanços tecnológicos que são tendência para a assistência médica
17 de janeiro de 2022 em Plugue seu sistema
Os avanços tecnológicos e a transformação digital na medicina têm permitido o desenvolvimento de soluções inovadoras na assistência médica.
A medicina do futuro se apoia na tecnologia para fornecer uma grande variedade de ferramentas e infinitas possibilidades que há alguns anos pouquíssimas pessoas acreditavam que isso poderia acontecer.
A partir dos avanços tecnológicos na saúde, a medicina do futuro (que, na verdade, já pode ser observada no presente) é capaz de garantir melhores diagnósticos e tratamentos para os pacientes, bem como oferecer instrumentos mais eficazes para a prevenção de doenças e promoção do autocuidado.
Continue a leitura deste conteúdo e confira nos parágrafos a seguir 7 tendências que vão transformar a medicina por meio da evolução da tecnologia:
- Telemedicina;
- Realidade virtual e aumentada;
- Wearables;
- Inteligência Artificial na medicina;
- Farmacogenética;
- Impressões em 3D;
- IoT na medicina (Internet of Things ou Internet das Coisas).
Veja também: A tecnologia atrelada à medicina
Medicina do futuro: 7 avanços tecnológicos na saúde para ficar de olho
A medicina do futuro conta com avanços tecnológicos na saúde que prometem melhorar a comunicação entre médicos, pacientes e toda a cadeia de assistência.
Separamos aqui 7 tendências da medicina do futuro que vão ganhar cada vez mais força nos próximos anos, promovendo a transformação digital nas empresas da área da saúde.
1 – Telemedicina
A telemedicina é um dos avanços tecnológicos na medicina que conquistou muitos adeptos a partir de 2020 devido à pandemia de Covid-19.
A prática da telemedicina permite que médicos troquem informações entre si e interajam com seus pacientes à distância por meio de sistemas especializados.
Dessa forma, consegue-se transpor barreiras geográficas e também socioeconômicas, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à assistência médica de qualidade.
Leia mais: Telemedicina no Brasil e suas regulamentações
Este vídeo traz mais informações para você sobre telemedicina:
t
2 – Realidade virtual e aumentada
Outra tendência da medicina do futuro é o uso de dispositivos de realidade virtual e de realidade aumentada.
- A realidade virtual proporciona um ambiente digital onde o usuário pode se inserir como se estivesse interagindo com ele.
- A realidade aumentada consiste em projetar uma imagem virtual em 3D que complementa as informações de um determinado tema no visor de seu celular ou outro dispositivo móvel. Isso se dá a partir da captação pela câmera de seu dispositivo de desenho 2D, do tipo QR code.
Essas tecnologias podem ser implementadas no diagnóstico de doenças, pois permitem visualizar melhor exames de imagem
Além disso, a realidade virtual e aumentada também vem sendo utilizada nas universidades para que os estudantes de medicina possam ter uma experiência mais realista sobre alguns procedimentos médicos.
Se interessou por este tema? Então, este vídeo, do Olhar Digital, mostra mais usos dessa tecnologia:
3 – Wearables
Dispositivos wearables, ou vestíveis, têm como objetivo oferecer maior autonomia para os pacientes no cuidado da própria saúde.
Pulseiras e smartwatches são exemplos de wearables que coletam dados como batimentos cardíacos, tempo de sono e saturação e geram relatórios completos que podem ser enviados diretamente para o médico.
Este vídeo da SBMFC traz algumas informações interessantes, explicando o que são os Wearables, afinal:
4 – Inteligência Artificial na medicina
Não há como falar de avanços tecnológicos na medicina sem mencionar a Inteligência Artificial.
É cada vez mais comum o uso de sistemas que simulam habilidades cognitivas dos seres humanos
Na assistência médica, esse recurso pode ser incorporado de diferentes formas. É possível, por exemplo, criar chatbots para interagir com os pacientes e esclarecer dúvidas menos urgentes.
Há também a possibilidade de utilizar algoritmos para fazer o cruzamento de dados, identificar padrões e chegar a diagnósticos mais precisos.
Leia também: Como a Memed te ajuda a evitar erros de prescrição
5 – Farmacogenética
A farmacogenética é uma área que estuda especificidades genéticas de cada paciente com o objetivo de oferecer medicamentos e dosagens capazes de potencializar o tratamento do indivíduo em questão.
Esse avanço tecnológico é resultado da constatação que nem todo indivíduo reage da mesma forma aos medicamentos e que isso tem a ver com as variabilidades genéticas.
A partir da farmacogenética, consegue-se evitar complicações e garantir um melhor prognóstico para os pacientes.
6 – Impressões em 3D
A medicina do futuro também passa pelo uso de impressões em 3D para imprimir próteses, equipamentos médicos e até mesmo medicamentos.
Espera-se que nos próximos anos mais hospitais de todo o mundo passem a utilizar impressoras 3D para criar tecidos, vasos sanguíneos, válvulas para o coração e várias outras “peças” que poderão salvar mais vidas.
Selecionamos mais um vídeo para você, da Wishbox, mostrando o que já é feito com impressoras 3D na medicina e perspectivas futuras:
7 – IoT na medicina (Internet of Things)
Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, já faz parte da rotina de muitos hospitais.
Basicamente, essa tecnologia consiste em conectar objetos pela internet. Então, um exemplo de IoT pode ser observado em máquinas de radiografia e tomografia que enviam automaticamente os resultados das imagens para o celular do médico.
Essa conectividade torna as rotinas médicas mais ágeis e ajuda a otimizar o diagnóstico e tratamento de doenças.
Essas são algumas das principais tendências para a medicina do futuro. O que você achou? Qual delas já faz parte da sua rotina?
Veja mais: Ecossistema digital de saúde: o que é e como funciona?
A Memed é uma plataforma de prescrição digital TOTALMENTE GRATUITA que ajuda médicos, farmácias e pacientes por meio da automatização das receitas e uso de inteligência artificial.
Entre outros benefícios, emite alertas para o médico no caso de interações medicamentosas e alergias, conta com base de dados com bulas e tratamentos e, além disso, a receita vai direto para o celular do paciente, via SMS ou WhatsApp.
Sobre o autor: Memed
Mais postagens por Memed