A frase “essa reunião poderia ter sido um e-mail” tornou-se um meme corporativo bastante conhecido. O excesso de reuniões, especialmente as virtuais, resultou em um fenômeno chamado de “fadiga do Zoom”.
Com as alterações no modelo de trabalho tradicional durante a pandemia de covid-19, após essa fase, muitas empresas migraram 100% para o home office, enquanto outras optaram pelo modelo híbrido.
Para que a saúde mental no trabalho não seja prejudicada pela rotina, é importante entender os sintomas do excesso de contato com telas e investir em cuidados pessoais para evitar o cansaço mental.
Conheça os sintomas da fadiga do Zoom e aprenda dicas para evitar reuniões desnecessárias no trabalho. Boa leitura!
A fadiga do Zoom é uma consequência do excesso de reuniões online durante a jornada de trabalho semanal a que muitos profissionais estão expostos, especialmente os que trabalham em home office. Os principais sintomas são: dor de cabeça, cansaço físico e mental, estresse e crises de ansiedade.
O fenômeno é uma herança da pandemia, período em que o isolamento social foi uma das medidas para conter o avanço do novo coronavírus.
Durante essa fase, o Zoom, uma ferramenta de chamada de vídeo, foi bastante utilizada e muitos encontros virtuais (profissionais e pessoais) foram marcados por lá.
Como a pandemia não durou poucas semanas, como previsto inicialmente, ter todos os compromissos acontecendo de maneira virtual resultou na fadiga do Zoom.
O nome e a lista de sintomas vieram de uma pesquisa de Stanford, que resultou em um artigo publicado na revista da Associação Americana de Psicologia. Segundo os autores do estudo, a fadiga é consequência de fatores como:
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Em um novo estudo, os pesquisadores da Universidade Stanford continuaram a avaliação dos efeitos da fadiga do Zoom, agora para saber quem é mais afetado pela exposição à própria imagem depois de um dia cheio de videoconferências.
Em geral, uma em cada sete mulheres (13,8%) comparado com um em cada 20 homens (5,5%) sentiu-se “muito” ou “extremamente” fatigado após as chamadas de Zoom.
Os pesquisadores entrevistaram 10.322 pessoas por meio de um questionário online para entender melhor as diferenças individuais no desgaste em relação ao uso prolongado de tecnologias de videoconferência.
O principal gatilho que contribui para o sentimento de exaustão entre as mulheres é o foco na autoimagem. Um dos coautores do estudo, Jeffrey Hancock, explica que a atenção em nós mesmos traz mais consciência sobre como as pessoas nos veem ou como nos parecemos em uma conversa.
Partindo de duas perguntas principais: “Durante uma videoconferência, o quão preocupado você fica em se ver?” e “Durante uma videoconferência, o quão distraído você fica olhando para si?”, a porcentagem de mulheres autofocadas em si foi maior que a dos homens.
Segundo o estudo, o foco prolongado pode produzir emoções negativas ou o que os pesquisadores chamam de “ansiedade espelhada”.
Uma solução simples é ajustar as configurações de exibição padrão da tela e desativar a visualização automática da câmera para reduzir a fadiga do Zoom.
Como o principal gatilho para os sintomas da fadiga do Zoom é o excesso de compromissos virtuais, a principal ação é evitar reuniões desnecessárias. Confira algumas dicas para controlar melhor sua exposição a telas:
Definir a duração máxima das reuniões é uma forma simples de tornar as conversas mais objetivas, focadas e produtivas. Recebendo essa informação com antecedência, é possível se programar para estar disponível no período combinado.
Outra ação importante para evitar a fadiga do Zoom em empresas e no trabalho como autônomo é estabelecer dias para não agendar reuniões online.
O objetivo é que gestores se planejem melhor, além de evitar que funcionários sejam requisitados de última hora, interrompendo o trabalho e prejudicando a produtividade. Quem é autônomo controla melhor seus horários, marcando reuniões em dias mais favoráveis.
Com um bom planejamento, não só é possível evitar reuniões desnecessárias como também o estresse de ser chamado para uma videoconferência em cima da hora.
O convite antecipado permite propor o melhor dia e horário, além de ajudar a avaliar se o encontro é realmente necessário ou se pode ser discutido melhor por e-mail.
Cada pessoa tem seu ponto de vista em relação às desvantagens e vantagens do home office. De forma geral, os principais contras de trabalhar em casa são: não ter horário para começar e finalizar o expediente, dificuldade para se concentrar e trabalhar sem pausas.
Já as vantagens do trabalho remoto são: aproveitar melhor o tempo disponível, evitar o cansaço excessivo do deslocamento e ficar mais à vontade e relaxado em casa.
O equilíbrio é o principal fator para evitar o cansaço mental tanto nas jornadas híbridas quanto nas 100% home office. Veja algumas dicas que ajudam a melhorar a rotina de trabalho!
A saúde mental no trabalho é importante, pois evita quadros graves de sobrecarga e burnout. Um psicólogo pode ajudar a lidar com os desafios e encontrar formas de superá-los. Nos casos em que é necessário utilizar um medicamento, seguir a prescrição corretamente é essencial.
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