Você sabe como funciona a receita digital?

O uso de receita médica digital é mais um exemplo da modernização dos serviços de saúde.

Em vez de utilizar os receituários de papel, agora os médicos podem fazer a prescrição medicamentosa pelo computador ou dispositivo móvel, como um celular ou tablet. 

Já o paciente, por sua vez, não precisa ir até o consultório para conseguir a receita nem se deslocar até a farmácia para comprar seus medicamentos.

Para entender melhor como funciona a receita digital, convidamos você a prosseguir a leitura e conferir nos parágrafos à frente um material completo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Ao longo deste artigo, vamos explicar:

  • Como funciona a receita digital?
  • Qual a diferença entre receita digital e receita digitalizada?
  • Quais as vantagens de usar a receita digital?
  • Como obter uma receita digital?
  • Como baixar receita digital Memed?

Como funciona a receita digital?

A receita digital funciona tendo a tecnologia como principal aliada. Ela tem o mesmo valor jurídico que as receitas de papel que estamos mais acostumados a utilizar.

Para entender como funciona a receita digital, é importante saber que as regras de preenchimento definidas pela legislação sanitária são as mesmas. A única coisa que muda é justamente o formato, que agora é digital.

Em vez de carimbar e assinar a prescrição medicamentosa, o médico utiliza um certificado digital. O profissional envia a receita digital para o paciente por e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp.

De posse dessa receita, o paciente precisa apresentá-la ao farmacêutico na hora de realizar a compra do medicamento prescrito.

Essa apresentação pode ser feita presencialmente na farmácia, mostrando a receita pelo celular, ou então à distância, enviando o documento para o e-mail da farmácia. 

O farmacêutico, então, verifica no sistema a validade da receita e faz a dispensação do medicamento, isto é: entrega o medicamento na quantidade e especificações corretas para o paciente. 

Para essa última parte, o farmacêutico também precisa possuir um certificado digital para evitar que a mesma receita seja utilizada novamente.

Para sua segurança, ao retirar o medicamento na farmácia, a Memed usa o chamado token da receita, Você sabe o que é isso e como usar? Então, este vídeo vai te ajudar, confira:

Leia também: Receita Médica Digital e seus benefícios

Qual a diferença entre receita médica digital e receita digitalizada?

Devido à sutil diferença na grafia dos termos, não é incomum que as pessoas confundam o conceito de receita digital com o de receita digitalizada.

Enquanto a primeira possui validade jurídica e é autenticada com a assinatura digital, a segunda é uma mera fotocópia de uma receita física e não pode ser aceita em farmácias.

Por isso, peça ao seu médico que use a prescrição digital por meio de uma plataforma especializada, como a da Memed.

Veja mais: Prescrição digital: Quebrando paradigmas na saúde

Este vídeo tem mais informações sobre a receita digital e como ela tem um importante papel durante a pandemia de Covis-19:

Quais as vantagens da receita digital?

Uma das principais vantagens da receita digital é a comodidade e praticidade que ela oferece aos pacientes. Sem precisar sair de casa, você pode conseguir a receita com o seu médico e ainda solicitar que a farmácia entregue o medicamento no seu domicílio.

Outra vantagem se refere à segurança. Todas as informações referentes ao seu tratamento são armazenadas em um local seguro.

Além disso, vale a pena citarmos também:

1 – Facilidade para compreender o nome e a dosagem certa do medicamento

Muitas vezes a receita escrita pode apresentar uma grafia que o paciente não entende. Assim, com receita digital, tudo fica mais claro e objetivo.

2 – Redução de erros

Devido à sua clareza e objetividade, a receita digital diminui eventuais erros de interpretação do que foi prescrito pelo médico.

3 – Agilidade para obter os medicamentos na farmácia

Fica muito mais fácil para a farmácia entregar os medicamentos para o paciente, pois tudo está inserido em um sistema automatizado, facilitando encontrá-los em seus estoques. 

4 – Melhoria na organização das receitas

As receitas ficam todas armazenadas digitalmente e é possível consultá-las quando quiser. Você não vai mais ter que guardar um monte de papéis, está tudo no seu celular!

Como obter a receita digital?

Agora que você já sabe como funciona a receita digital, deve estar se perguntando como conseguir uma receita digital.

Para obter uma prescrição medicamentosa em formato digital, o seu médico precisa estar cadastrado em um sistema autorizado para emitir esse documento, como é o caso da Memed.

Como baixar receita digital Memed?

Na plataforma para emitir receita digital da Memed, seu médico vai preencher os campos obrigatórios e te enviar um link por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Na página que abrir, você poderá visualizar sua receita, que estará bloqueada por medida de segurança.

Para desbloqueá-la, você deve clicar no ícone de um cadeado. Será solicitado que você insira os 4 últimos dígitos do seu telefone celular. Faça isso para desbloquear a receita.

Em seguida, clique em “Ver opções” na parte inferior da tela, marque a finalidade e clique em “Baixar PDF”.

Pronto. Agora você pode realizar a compra dos seus medicamentos.

Bom, espero que tenha ficado claro para você como funciona a receita digital. Verifique se o seu médico utiliza a plataforma da Memed e tenha mais comodidade para acessar suas receitas e comprar seus medicamentos.

Peça para ele se cadastrar aqui, gratuitamente: Sou Médico e Quero Prescrever Online