Cada vez mais, os homens têm buscado cuidar da saúde da pele. Com isso, o skincare masculino vem ganhando seu espaço no dia a dia deles também. E, como a pele masculina e a pele feminina possuem algumas características diferentes, é bom analisar o produto antes de comprar.
Embora cada pessoa possua uma pele diferente, de forma geral a pele do homem é mais oleosa e espessa, se compararmos com a da mulher. Eles possuem também mais glândulas sebáceas e os poros tendem a se dilatar mais.
Isso porque o homem possui mais testosterona, e esse hormônio é responsável por estimular as glândulas sebáceas da derme. Dessa forma, quando não é feito um skincare masculino com cuidado e com os produtos mais indicados ao tipo de pele, os homens podem ter diversos problemas, como foliculite, acne e dermatite seborreica.
Antes de trazer as dicas de como colocar essa rotina de cuidados em prática, vamos explicar o que é skincare masculino, certo? Confira a seguir.
Leia também: Quais as melhores práticas de bem-estar para viver bem?
O que é skincare masculino?
A palavra “skincare” é oriunda do inglês e significa “cuidados com a pele”, visto que a palavra pele em inglês significa “skin” e cuidados, “care”. Ela é indicada para todos os tipos de pele.
Contudo, como estamos falando de skincare masculino, nos referimos aos cuidados com a pele dos homens, especialmente a do rosto. São cuidados básicos que fazem parte da rotina, cujos objetivos principais são: limpar a pele das impurezas, protegê-la contra os danos do dia a dia e mantê-la saudável.
O skincare masculino básico, para quem está começando a cuidar da pele, não demora, nem requer grandes investimentos. E o melhor: os benefícios de ter uma pele bonita valem a pena, não é mesmo?
Veja agora os principais passos para cuidar da pele e prepare seu kit skincare masculino para entrar em ação.
Skincare masculino: 4 passos iniciais
A seguir, elencamos 4 passos para quem quer cuidar da pele masculina:
1. Limpeza da pele
Um dos passos mais importantes de um skincare masculino é limpar a pele. Essa limpeza deve ser feita tanto pela manhã ao acordar, como à noite antes de dormir. O ideal é utilizar um sabonete ou gel de limpeza próprio para o rosto, que não contenha álcool em sua composição para não agredir a pele.
Como a pele do homem tem tendência a ser mais oleosa, uma boa dica é buscar um gel de limpeza com essas características. Por exemplo, um gel que ajuda a reduzir a oleosidade, os poros dilatados e os cravos.
Para essa etapa, é indicado que se use a água fria para molhar o rosto, massageá-lo com o produto e, depois, lavar com água novamente. É sempre importante evitar a água quente no rosto, pois a pele dessa região é muito sensível e a água nessa temperatura causa uma grande agressão.
2. Hidratação
A hidratação também é outro ponto fundamental em uma rotina de skincare masculino. Temos a tendência de pensar que, se uma pele é oleosa, não podemos passar hidratante, mas isso não está correto. Pelo contrário, as peles oleosas precisam de hidratação.
No fim das contas, manter uma boa hidratação da pele ajuda a controlar a oleosidade excessiva, reduzindo a produção de sebo e evitando também o surgimento de cravos e espinhas.
Existem opções de hidratantes faciais para peles oleosas e todos os outros tipos, como pele seca ou ressecada. E, para ter um resultado ainda melhor, é possível escolher um creme ou gel hidratante com outras funções, como para redução das linhas finas e de expressão.
Essa etapa do skincare masculino pode ser feita depois da limpeza da pele à noite.
Leia também: Quais os principais exames de rotina para homens?
3. Protetor solar
Depois da limpeza da pele e da hidratação, é fundamental que se utilize um protetor solar todos os dias no rosto, principalmente. Ainda que você esteja começando a estruturar uma rotina, o protetor solar é um item obrigatório do kit skincare masculino.
Isso porque ele protege dos danos causados pelos raios UVA e UVB emitidos pela luz solar e, também, por luzes em locais fechados, monitores etc. Ele ainda ajuda a evitar que rugas e manchas apareçam e contribui para prevenir doenças de pele, como o câncer.
Já que estamos falando de rosto, é importante comprar um protetor específico para o rosto. De fato, nossa pele do rosto é diferente da pele do corpo e, além disso, se a pele for oleosa, optar por um de textura mais fluída, com toque seco, também pode ser uma boa pedida. Adicionalmente, é ideal que ele tenha um FPS de, no mínimo, 30.
Leia também: Como envelhecer bem? Veja atitudes que ajudam no processo
4. Cuidado na hora do barbear
Em um skincare masculino, não podem faltar os cuidados na hora de se barbear. A dica é usar um produto que deixe a pele macia e facilite o deslizamento da lâmina de barbear na pele.
Usar um creme condicionador ajuda a reduzir a resistência ao corte e evita cortes. Em paralelo, é importante sempre passar a lâmina no sentido de crescimento dos pelos, evitando que eles encravem e a irritação.
Depois de fazer a barba, é bom passar algum creme sem álcool para evitar o ressecamento e aliviar o desconforto.
E lembre-se: consulte um dermatologista, de modo que ele possa indicar os produtos e a rotina de maneira mais direcionada, de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
Veja no vídeo abaixo algumas dicas para fazer a barba e, também, para cuidar dela, no caso de homens que gostam de deixá-la mais comprida. Confira a seguir:
Agora que você já sabe o que é skincare masculino e os produtos básicos para um kit de skincare masculino, que tal encontrá-los em uma farmácia online com ótimas opções e preços?
A Memed+, além de oferecer medicamentos, possui uma linha ampla de dermocosméticos perfeitos para um skincare masculino e feminino. Conheça a agora mesmo e aproveite as condições especiais.




