Glifage para emagrecer é um tema que está em voga no momento. Não é difícil encontrar conteúdos ou vídeos na internet que mostram os benefícios desse medicamento para a perda de peso.
Mas será que é seguro aprender como usar o Glifage para emagrecer? Quais seriam os riscos de tomar Glifage para emagrecer? E quem pode tomar Glifage?
Para ajudá-lo a emagrecer de forma saudável, a Memed preparou um guia completo sobre o assunto.
Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Leia mais: Como envelhecer bem? Veja atitudes que ajudam no processo
Para que serve o Glifage?
O Glifage é um medicamento antidiabético oral, com metformina na composição. É recomendado para o tratamento da diabetes tipo 1 e tipo 2.
Sua função é controlar o nível de açúcar do sangue, sendo que esse fármaco pode ser usado de forma isolada ou em combinação com outros antidiabéticos orais.
Também é prescrito para o tratamento da síndrome dos ovários policísticos (caracterizada por ciclos menstruais irregulares, excesso de pelos e obesidade).
A composição deste medicamento está disponível nas doses de 500 mg, 850 mg e 1g, podendo ser adquirido em apresentação de comprimidos.
Como funciona o Glifage?
O cloridrato de metformina que compõe o Glifage é responsável por tratar a diabetes.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que permite que os tecidos do corpo absorvam a glicose (açúcar) do sangue e usem-na para produzir energia ou armazenar para uso posterior.
Se você tem diabetes, seu pâncreas não produz insulina suficiente ou o corpo não é capaz de utilizar adequadamente a insulina produzida. Isto leva a um nível elevado de glicose no sangue.
Basicamente, o Glifage ajuda a baixar o nível de glicose no sangue para um nível tão normal quanto possível.
Quais são as contraindicações do Glifage?
Esse medicamento não é indicado para os pacientes que apresentam as seguintes condições:
- hipersensibilidade (alergia) à metformina ou aos outros componentes da fórmula;
- problema de funcionamento do fígado;
- funcionamento dos rins afetado de forma grave, inclusive depuração de creatinina abaixo de 30 mL/min ou taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) abaixo de 30 mL/min/1,73m2;
- qualquer tipo de acidose metabólica (como acidose láctica, cetoacidose diabética e pré-coma diabético). Os sintomas incluem dores de estômago, respiração rápida e profunda, sonolência ou hálito com odor de fruta;
- desidratação em virtude, por exemplo, de uma diarreia grave e persistente, vômitos repetidos ou por uma infecção grave das vias aéreas ou do trato urinário;
- tratamento em andamento para problemas cardíacos,
- ataque cardíaco diagnóstico recentemente;
- problemas circulatórios graves ou dificuldades respiratórias;
- consumo de bebidas alcoólicas em excesso;
- se tiver que ser submetido à cirurgia eletiva de grande porte ou exame utilizando meio de contraste contendo iodo (exames como raio-X ou tomografia).
Glifage para emagrecer: isso é verdade?
A diabetes tipo 2 é uma das principais doenças crônicas associadas à obesidade, isto é, excesso gordura corporal, em quantidade que determina prejuízos à saúde.
A contínua produção de insulina pelo pâncreas e a diminuição na secreção da insulina são os dois mecanismos envolvidos no desenvolvimento do diabetes tipo 2.
A resistência à insulina, provocada por sobrepeso e obesidade, diminui a capacidade de usar a insulina para o controle adequado dos níveis de açúcar no sangue, tornando os pacientes com excesso de peso mais vulneráveis ao diabetes.
Assim, o medicamento emagrece ao lidar com esses dois mecanismos.
Como o Glifage torna as células mais sensíveis à insulina, o organismo precisa produzir menos desse hormônio. Logo, isso influencia positivamente na concentração de gordura e na fome, elementos benéficos para a perda de peso.
É importante reforçar que a perda de peso é beneficiada pela síntese e absorção prolongada da glicose, uma vez que seus níveis muito altos induzem o ganho de peso.
Apesar dessa explicação, é importante aprofundar no conteúdo e, realmente, questionar: Glifage ajuda a emagrecer em níveis seguros?
Glifage para emagrecer: é seguro?
É importante reforçar que o Glifage não é produzido com foco no emagrecimento.
Os médicos, inclusive, sempre têm dúvidas sobre o motivo verdadeiro de perda de peso nos diabéticos, uma vez que eles seguem alimentações controladas.
Há os céticos que desconfiam de que o Glifage para emagrecer é uma teoria verdadeira.
A justificativa é que a maioria dos tratamentos para diabetes provoca o aumento de peso.
Outro motivo é que há pouco conteúdo científico que justifique que Glifage para emagrecer é uma realidade, e não um mito.
Portanto, se você deseja perder peso, deve-se buscar estratégias mais confiáveis do que encontrar dicas sobre como usar o Glifage para emagrecer.
Leia mais também em:
- Mindful eating: O que é essa prática? Quais os benefícios?
- Conheça os tipos de medicamentos e suas funções
- Ozempic serve para emagrecer? Confira a nossa análise completa!
Como emagrecer de forma saudável?
A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) lista algumas dicas para que você aprenda como prevenir o ganho de peso:
- Não passe fome: comer refeições e lanches em intervalos regulares. Fazendo isso tendemos a não ficar com muita fome, o que nos ajuda a resistir às beliscadas durante o dia e de exagerar nas principais refeições. Não se esqueça de incluir frutas nesses intervalos;
- Peça porções menores: estudos mostram que quando estamos à frente de grandes porções de alimentos, mesmo que não estejamos mais com fome, a nossa tendência é continuar comendo. A mesma coisa quando colocamos as porções na mesa. Melhor levar o prato já servido para a mesa, evitando repetir o consumo;
- Crie um ambiente de cozinha saudável: manter uma tigela de frutas no balcão da cozinha, evitando deixar qualquer alimento não saudável à mostra. Manter alimentos saudáveis à mão pode ajudar nas escolhas e a prevenir o ganho de peso;
- Ocupe metade do seu prato com legumes e vegetais: isso porque, se ocupamos, ao menos, metade do nosso prato com vegetais e legumes, assim tendemos a comer menos de outros alimentos menos nutritivos. E procurar fazer um prato bem colorido;
- Tenha uma rotina saudável: pratique atividade física, siga uma dieta equilibrada, beba, no mínimo, 2 litros de água por dia e busque manter uma boa noite de sono.
Próximos passos para quem descobriu se o Glifage serve para emagrecer (ou não)
Agora que você já sabe que o Glifage para emagrecer não é a melhor opção, nunca é demais lembrar sobre a importância de consultar um médico. Desse modo, ele poderá avaliar sua saúde e indicar outras orientações para o dia a dia.
E, nesse momento importante, priorize consultórios que trabalham com tecnologias modernas, como a Memed. Dessa forma, você terá mais segurança, praticidade e sigilo.
Com a Memed, o médico envia a sua prescrição digital por SMS e, além de ser mais segura e precisa para a apresentação ao farmacêutico, você também economiza comprando os medicamentos diretamente em seu celular. Visite o nosso site e conheça todos os detalhes.
As informações neste site não têm a intenção de substituir uma consulta pessoal com um médico, farmacêutico, enfermeiro ou outro profissional de saúde qualificado. O leitor não deve desconsiderar aconselhamento médico, nem adiar a busca por aconselhamento médico devido a alguma informação encontrada neste site. Procure sempre um médico para que ele possa lhe auxiliar no seu caso específico.






1 Comment
Excelentes explicações sobre os medicamentos!
Informações úteis e muito bem elaboradas.
Muito obrigada!
Um ANO NOVO de muita SAÚDE, AMOR, SUCESSO, PROSPERIDADE E NOVAS DESCOBERTAS NA ÁREA DA SAÚDE E BEM-ESTAR.
ABRAÇOS ! GRATIDÃO ! LUZ ! ALEGRIAS !
DEUS SEJA LOUVADO.