Como fazer a dosagem de medicamentos? Aprenda os cálculos
Você precisa receitar um determinado remédio para seu paciente, mas não está seguro da dosagem de medicamento que deve ser indicada? Ao realizar qualquer prescrição deve-se tomar muito cuidado, especialmente quando o paciente é uma criança.
A concentração do medicamento é pré-determinada pelo laboratório responsável pela fabricação do fármaco, no entanto, para determinar a dosagem de medicamento para cada pessoa é preciso efetuar um cálculo.
Afinal, é fundamental saber qual é a necessidade do paciente e a quantidade máxima que ele pode receber para prescrever baseado nesses critérios.
Para fazer o cálculo de dosagem de medicamentos, separamos duas formas importantes: como calcular dosagem de medicamento por peso e como calcular a dose de medicamento pediátrico.
Antes de explicar os cálculos de medicação é importante entender os conceitos que utilizaremos. Por exemplo, você sabe…
Qual a diferença entre dose e dosagem?
Embora pareça o mesmo, dose e dosagem possuem significados distintos.
Dose está relacionada com a quantidade de fármaco em um medicamento. É a porção de princípio ativo existente em uma unidade posológica. Por exemplo, uma dose pode ser um comprimido.
Já a dosagem é o ato de dosar, ou seja, é a ação de medir o volume corresponde à dose que será administrada em uma determinada frequência, por um período. Como exemplo, seria: tomar um comprimido, a cada 12 horas, por um mês.
Uma vez entendida essa diferença, responderemos às principais dúvidas relacionadas ao cálculo de medicação para garantir a segurança na administração de medicamentos.
Leia também: A importância da abordagem centrada no paciente.
Como calcular dosagem de medicamentos por peso?
A dosagem de um medicamento que será prescrita pode depender de alguns fatores, como as particularidades do indivíduo e a composição do medicamento. A forma mais prática e utilizada para calcular a dosagem de medicamentos por peso é por meio de uma regra de três simples.
Para realizar a regra de três, é imprescindível que as grandezas estejam nas mesmas medidas. Ou seja: se estivermos calculando o fármaco em miligramas (mg), todos os dados deverão estar nessa unidade. Se o peso do paciente estiver em gramas (g), os outros também deverão estar nessa unidade e assim por diante.
Após separar as grandezas da mesma unidade na mesma coluna, você deve montar a proporção e resolver a regra de três.
Por exemplo: se na descrição da bula do medicamento estiver indicando que a prescrição deve ser 100mg/Kg/dia quer dizer que em um dia deve ser administrado, no máximo, 100 mg do medicamento para cada quilo do paciente.
Dessa forma, se o paciente for um adulto de 50 Kg, ele deve receber 5.000 mg do medicamento. A partir daí, é necessário verificar a frequência a ser utilizada e realizar a conta.
Continuando o exemplo, se a indicação for a cada 6h, a dose administrada deverá ser de 1.250mg quatro vezes ao dia. Dessa forma, a dosagem do medicamento por peso será seguida conforme o recomendado.
Como calcular a dose de medicamento pediátrico?
No que diz respeito a como calcular a dose de medicamento pediátrico é preciso ter muito cuidado. Isso porque a dosagem para crianças é bem menor quando comparada a de um adulto.
Além disso, o peso da criança varia muito por estar em fase de crescimento. Dessa forma, o primeiro cuidado que se deve ter é pesar a criança sempre antes de prescrever um medicamento e de calcular a dose de medicamento pediátrico.
Não confie caso os pais da criança disserem que ela tem um determinado peso, nem considere um valor aproximado. Certamente, tudo isso fará diferença no resultado e, consequentemente, na quantidade a ser prescrita.
Para saber como calcular a dose de medicamento pediátrico, sempre considere a relação de mg/Kg/dia (miligramas/quilo/por dia). Isso porque é preciso pensar sempre no peso da criança para não prescrever uma dosagem excessiva.
Essa relação significa que, em um dia, uma criança de um determinado peso pode receber uma determinada dose de medicamento em mg.
Por exemplo, se temos como recomendação de dose máxima para uma criança 2mg/2 kg/dia, quer dizer que uma criança que pesa 2 Kg pode receber no máximo 2 mg do medicamento por dia. A partir dessas informações, você deverá calcular como as doses vão ser ministradas.
Facilitando o cálculo de medicação
Entretanto, é comum, principalmente entre médicos que estão iniciando a carreira, ficar com dúvida em relação às concentrações, ou até mesmo com a interação de um medicamento com outro.
Porém, para resolver essa questão, é possível contar com a ajuda de uma plataforma digital, como a da Memed, para tirar todas essas dúvidas.
Além da receita digital, a plataforma ainda oferece recursos extras de apoio aos médicos, como uma base de dados de medicamentos e exames que auxiliam na decisão clínica.
Por exemplo, é possível checar em tempo real, no momento de montar a prescrição, quando um medicamento interage com outro e até ver quando o paciente tem alergia a algum princípio ativo do medicamento receitado. Tudo de forma bem simples e intuitiva.
Outra função é o Memed Síntese, que possui um tópico exclusivo para mostrar as dosagens de uma forma geral e de dosagens pediátricas, assim como de limites de doses e doses de manutenção e ataque.
Além disso, oferece a posologia sugerida, que mostra ao médico as posologias e dosagens mais comumente usadas no Brasil.
Leia também: Os 10 principais erros de prescrição.
Importância de aprender como saber a dosagem de medicamento
Agora que você viu como calcular a dosagem de medicamentos e os cuidados que se deve ter, é importante salientar ainda que é imprescindível explicar com clareza para o paciente como administrar a medicação.
Além disso, é sempre bom lembrar que a dose indicada não deve ser excedida, que o paciente não pode interromper o tratamento por conta própria e fazê-lo entender sua importância no processo de cuidado com a saúde.
Você gostou deste conteúdo? Aproveite e leia mais artigos do nosso blog que podem auxiliá-lo, como este: Prescrição digital: Quebrando paradigmas na saúde.




