logomemedmaislogomemedmaislogomemedmaislogomemedmais
  • Medicamentos
  • Medicina e Tecnologia
    • Receita Digital
  • Sua Saúde
    • Doenças e Sintomas
    • Bem-estar
    • Saúde da Mulher
    • Mente e Comportamento
    • Saúde da Criança
Loja
✕
            Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados
            • Início
            • Todas seções
            • Seções
            • Sua Saúde
            • Como saber se sua pressão está alta ou baixa + sintomas
            Publicado por Memed em 23 de janeiro de 2024
            Categorias
            • Sua Saúde
            Tags

            Como saber se sua pressão está alta ou baixa + sintomas

            A pressão arterial é a força que o sangue faz dentro do corpo ao ser bombeado pelo coração. Nossa pressão arterial varia bastante durante o dia, pois vários fatores podem afetá-la. Veja como saber se sua pressão está alta ou baixa com dicas deste artigo. 

            O que é pressão arterial?

            A pressão arterial é composta por dois valores: o sistólico, sendo o máximo e indica a força de bombeamento do coração; e o mínimo, ou diastólico, que é referente à pressão dos vasos sanguíneos periféricos (braços, abdome e pernas). 

            A pressão é considerada normal quando o valor máximo atinge até 120 mmHg e o mínimo está em torno de 80 mmHg. Popularmente conhecida como 12 por 8. 

            Porém, é importante ressaltar que dependendo do nosso estado no dia ela pode variar bastante. Por exemplo, quando estamos fazendo atividade física é esperado que ela suba. Por outro lado, quando estamos deitados ou dormindo, a tendência é de ficar mais baixa.

            Na imagem abaixo é possível visualizar também as principais diferenças entre a pressão baixa e a pressão alta:

            Fonte: G1

            Quando temos pressão alta (hipertensão), é preciso ter bastante atenção, mantendo os exames de rotina, já que é uma doença grave e pode trazer complicações. 

            Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a doença atinge 30% da população adulta brasileira. Mas, afinal, como saber se sua pressão está alta ou baixa? Antes de verificar isso é preciso saber o que é pressão alta e baixa. Veja a seguir.

            Qual a diferença entre pressão alta e baixa?

            Entender o que é considerado pressão alta e baixa é fundamental para identificar os sintomas e buscar tratamento ao se sentir um dos quadros. Confira as diferenças entre cada estado: 

            Pressão alta

            A pressão alta é o termo mais popular, usado para se referir à hipertensão, quando os valores são superiores a 140×90 mmHg, ou seja, 14 por 9. Ela acontece quando há o aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos, principalmente os menores responsáveis por irrigar todos os tecidos.

            Dessa forma, quando os vasos estão com seu funcionamento comprometido, é possível sentir alguns sintomas. Vale ressaltar que para ser considerada alta a pressão deve ser aferida em momentos diferentes. 

            Isso porque ter a pressão mais alta em um determinado momento do dia é normal. Por exemplo, o simples ato de subir escadas pode elevar sua pressão, mas não quer dizer que você possui hipertensão, certo? 

            A pressão alta, ou hipertensão, é uma doença silenciosa, pois ela vai aumentando ao longo dos anos. Cerca de 70% das pessoas que possuem pressão alta não apresentam sintomas. 

            Além dos hábitos de vida que podem ocasionar a doença, existe também a interferência genética. Se você nasceu em uma família de hipertensos, você pode ter uma tendência maior de desenvolver a doença. Isso vai depender do estilo de vida que você leva. 

            Pressão baixa

            A pressão baixa não é considerada uma doença, ela acontece quando a parede do vaso sanguíneo é mais elástica, dessa forma, há menor resistência durante o bombeamento do sangue pelo coração, o que pode resultar em uma pressão mais baixa. 

            Embora não seja uma doença, é sempre bom estar atento, pois se a pressão alcançar valores muito baixos ou permanecer assim por muito tempo, pode provocar sintomas, como tontura, náuseas, mal-estar e desmaio.  

            Assim como a pressão alta, para ser diagnosticado com pressão baixa, ela deve ser aferida em momentos diferentes e, além disso, é preciso que a pessoa apresente os sintomas acima. O número de referência da pressão baixa é 90 x 60 mmHg (9 por 6) ou valores inferiores.

            Agora que você entendeu a parte mais teórica, deve estar se perguntando como saber se sua pressão está alta ou baixa. Existem duas maneiras de descobrir, veja quais são abaixo. 

            Leia também: Como baixar a pressão? 4 dicas INDISPENSÁVEIS + medicamentos.

            Como saber se sua pressão está alta ou baixa?

            A forma mais correta de saber se sua pressão está alta ou baixa é fazendo a aferição com um aparelho. O parâmetro para checar a aferição é: acima de 14 por 9 (140×90 mmhg), a pressão está alta e abaixo de 9 por 6 (inferior a 90×60 mmhg) está baixa. 

            Hoje, já existem aparelhos para medir pressão manuais e automáticos; e também alguns colocados no punho ou no braço. É preciso se certificar que ele é aprovado pelo INMETRO. 

            Para se ter um diagnóstico mais correto e preciso, os aparelhos com braçadeiras são os mais indicados. Além disso, o ambiente precisa ser calmo e tranquilo, a pessoa precisa estar sentada, o braço apoiado e confortável em alguma superfície e com o manguito na altura do coração. 

            Os músculos contraídos pela tensão de deixar o braço sem apoio, aumenta a pressão, trazendo valores incorretos. Outro detalhe é que não pode falar enquanto a pressão é aferida. 

            Quais são os sintomas de pressão alta e baixa?

            E será que tem como saber se sua pressão está alta ou baixa por meio dos sintomas? A resposta é sim. Afinal de contas, se você analisar apenas os valores sozinhos, eles podem não dizer muita coisa, certo?

            E é comum surgirem dúvidas, como será que dor na nuca é pressão baixa? Alguns sintomas são muito característicos e quando eles se apresentam é que devemos ficar em alerta.  

            Então, como saber se a pressão está baixa? Quando estamos com a pressão baixa, os sintomas são: 

            • sensação de desmaio ou sonolência;
            • fraqueza;
            • visão turva; 
            • boca seca.

            Agora que já sabe os sintomas da pressão baixa, como saber se a pressão está alta? Quando a pressão está alta os sintomas mais frequentes são:

            • palpitações;
            • zumbido nos ouvidos;
            • visão embaçada ou dupla; 
            • dor na nuca;
            • dor de cabeça constante; 
            • pontos mais vermelhos nos olhos; 
            • dificuldade de respiração. 

            Em qualquer um dos casos, quando os sintomas estão presentes, é importante procurar um médico para dar um diagnóstico mais preciso e, se for o caso, receitar algum tratamento. A pressão alta, por exemplo, é o principal fator de risco para outras doenças, como insuficiência cardíaca, infarto e AVC. 

            Por isso, a hipertensão não pode ser subestimada. Pessoas com casos na família, precisam estar sempre atentas. Dessa forma, é aconselhável verificar a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano em um consultório médico nas condições ideais. 

            Leia também: Qual remédio substitui a losartana? 3 opções seguras.

            Dieta saudável para monitoramento de pressão arterial

            O monitoramento da pressão arterial é fundamental para evitar extremos. Uma das medidas essenciais é ter uma dieta saudável, fazendo refeições variadas, leves e nutritivas. Separamos algumas dicas para melhorar a qualidade da sua alimentação:

            • priorize alimentos ricos em potássio, fibras, proteínas e com baixo teor de sal (sódio) e gordura saturada;
            • habitue-se a ler os rótulos dos alimentos e escolha opções com baixo teor de sal ou sem adição de sal;
            • use especiarias ou temperos sem sal para reduzir o sal nas refeições;
            • não adicione sal ao cozinhar arroz, macarrão ou cereais quentes.
            • dê preferência às frutas e vegetais frescos;
            • prepare aves frescas sem pele, peixes e outros cortes de carne magra.
            • coma menos em restaurante.

            Leia mais >>> Plano alimentar: como montar em 5 passos + dicas de nutrição.

            Cuide da sua saúde!

            Agora que você já viu como saber se sua pressão está alta ou baixa, fique atento a causas, como estresse e pressão arterial e verifique se você tem fatores de risco cardiovascular.

            Para fazer o acompanhamento correto, visite seu médico regularmente, fale sobre seus sintomas e siga corretamente a prescrição recomendada.

            *As informações neste site não têm a intenção de substituir uma consulta pessoal com um médico, farmacêutico, enfermeiro ou outro profissional de saúde qualificados.

            O leitor não deve adiar a busca, nem desconsiderar aconselhamento médico devido a alguma informação encontrada neste site.

            Procure sempre um médico para que ele possa lhe auxiliar no seu caso específico.

            Compartilhar
            6
            Memed
            Memed
            A Memed vai te ajudar a entregar muito mais saúde para o seu paciente. Prescreva através de uma base - atualizada diariamente - com mais de 60 mil medicamentos e promova a adesão através de uma prescrição digital, sempre disponível, que se conecta com a farmácia e possibilita a compra dos medicamentos com desconto e mais comodidade ao seu paciente!

            Artigos Relacionados

            Proctyl pomada
            16 de maio de 2024

            Proctyl pomada: para que serve, como usar e efeitos colaterais


            Leia mais - Proctyl pomada: para que serve, como usar e efeitos colaterais
            14 de maio de 2024

            Como usar óleo de rícino no cabelo para hidratar os fios?


            Leia mais - Como usar óleo de rícino no cabelo para hidratar os fios?
            Tormiv SL dor de garganta
            8 de maio de 2024

            Tormiv SL serve para dor de garganta? Descubra!


            Leia mais - Tormiv SL serve para dor de garganta? Descubra!

            8 Comments

            1. Neide de Melo Nunes Machado disse:
              28 de julho de 2022 às 19:32

              Gostei dos esclarecimentos, muito bons. Sou leiga no assunto. Não é minha área mas, é de muito valor para todos, já que o ponto em comum entre nós é que isso tudo faz parte do nosso corpo de uma forma ou de outra.

              Responder
              • ANTONIA ILDILANIA GONCALVES DA SILVA disse:
                30 de maio de 2023 às 06:32

                Gostei muito desse artigo,foi simplesmente magnífico ler e ver tudo minuciosamente super indico pra outras pessoas que igual a mim gosta de tirar dúvidas e de saber coisas novas.vcs estão de parabéns.

                Responder
            2. Sonia disse:
              14 de agosto de 2022 às 07:03

              Gostei muito do artigo explicou muito bem

              Responder
            3. iraquitan belarmino alves disse:
              27 de setembro de 2022 às 17:18

              ADOREI MUITO BOM ESPLICATIVO SINPLES. DE ENTEDER E MUITO PRESTATIVO. PARABENS

              Responder
            4. Maria Salete Pinto disse:
              4 de outubro de 2022 às 07:01

              Este conteúdo é de suma importância para mim.
              Desejo continuar a receber as informações.

              Responder
            5. Anna Devecz De Luca disse:
              27 de outubro de 2022 às 12:48

              Muito boa a explicação sobre o que é pressão alta e como saber sobre ela!

              Responder
            6. Florinda Felisberto Nanga Epalanga disse:
              14 de maio de 2023 às 13:48

              Gostei imenso da informação, estou totalmente esclarecida e muito obrigada pelo vosso trabalho.

              Responder
            7. Cilene pereira de Sousa disse:
              10 de agosto de 2023 às 13:53

              Obrigada 😊
              Gostei muito tirei minhas dúvidas
              Muito obrigada Deus abençoe cada profissional da saúde!!!!

              Responder

            Deixe um comentário Cancelar resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            logomemedmais

            A Memed+ é uma iniciativa da Memed.
            Conheça nossas outras soluções em www.memed.com.br

            Categorias

            • Medicamentos
            • Medicina e Tecnologia
            • Sua Saúde
            • Bem-estar
            • Doenças e Sintomas
            • Mente e Comportamento
            • Saúde da Criança
            • Saúde da Mulher
            • Saúde do Homem

            Institucional

            • Memed
            • Trabalhe conosco

            Serviços

            • Receita digital para pacientes
            • Plataforma de prescrição para médicos
            • Seja um parceiro
            Central de ajuda

            Todos os direitos reservados© 2024 Memed.

            Loja
                      Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados