logomemedmaislogomemedmaislogomemedmaislogomemedmais
  • Medicamentos
  • Medicina e Tecnologia
    • Receita Digital
  • Sua Saúde
    • Doenças e Sintomas
    • Bem-estar
    • Saúde da Mulher
    • Mente e Comportamento
    • Saúde da Criança
Loja
✕
            Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados
            • Início
            • Todas seções
            • Seções
            • Medicina e Tecnologia
            • O que é terapia celular? Como é feito o tratamento com células-tronco?
            Publicado por Memed em 25 de outubro de 2023
            Categorias
            • Medicina e Tecnologia
            Tags
            terapia celular

            O que é terapia celular? Como é feito o tratamento com células-tronco?


            O tratamento de diversos quadros de saúde, muitas vezes, pode vir do próprio corpo humano. Com a ajuda da ciência, as células são manipuladas para tratar doenças genéticas ou adquiridas, como câncer, problemas cardíacos e lesões. Esse procedimento é chamado de
            terapia celular.

            No Brasil, existem iniciativas pioneiras nessa área, como a terapia com células CAR-T para tratamento do câncer. O programa foi desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e o Hemocentro de Ribeirão Preto, com o apoio do governo do estado de São Paulo.

            O campo de aplicação é vasto e, neste artigo, explicamos os principais pontos sobre a terapia celular: conceito, como é feita, benefícios e avanços proporcionados à medicina.

            Boa leitura!

            O que é terapia celular?

            A terapia celular é uma abordagem que utiliza as células do próprio corpo humano no tratamento de doenças para restaurar ou alterar um conjunto de células, regenerando funções que estão debilitadas ou, ainda, reduzindo o impacto dos problemas de saúde no organismo. 

            O objetivo é criar uma alternativa que permita diminuir o uso de medicamentos ou potencializar as terapias convencionais para que o quadro evolua mais rapidamente, promovendo a cura ou a regressão parcial.

            O tratamento com as células T, que citamos na abertura do artigo, ilustra exatamente o que é a terapia celular. Essas estruturas fazem parte do sistema imunológico e são coletadas de pacientes com câncer para a produção de células CAR-T (estruturas receptoras de antígeno quimérico) em laboratório. 

            Depois que elas se multiplicam, o paciente recebe as células CAR-T por infusão. Aliás, a função dessas estruturas é que elas se liguem às células cancerígenas e as destruam.  

            Qual é a diferença entre terapia gênica e terapia celular?

            O objetivo da terapia gênica é substituir, inativar ou introduzir genes (DNA) nas células, tanto pela técnica in vivo (dentro do corpo), quanto ex vivo (fora do corpo), causando uma modificação genética.

            Já a terapia celular insere as células-tronco inteiras, ou seja, unidades básicas estruturais do corpo humano, que possuem propriedades regenerativas e estimulam a ação celular na área onde é injetada.

            Como é feita a terapia celular?

            A terapia celular é feita a partir da coleta e do cultivo de células específicas, que são modificadas fora do corpo em laboratório e, depois, injetadas novamente no paciente. As estruturas podem ser da própria pessoa que vai receber o tratamento (terapia celular autóloga) ou de um doador (terapia celular alogênica).

            Outros exemplos de terapia celular são:

            • transplante de medula óssea, que cura pacientes com leucemia;
            • enxerto de gorduras com plaquetas, que servem para reestruturar áreas com atrofia, desgaste e no tratamento de deformidades congênitas;
            • PRP (Plasma Rico em Plaquetas), uma técnica que contribui para o tratamento de inflamações e lesões nos ossos, músculos, tendões e cartilagens, entre outros casos. 

            Os procedimentos acima exigem manipulação mínima do material biológico (células) dos pacientes. Porém, existem casos em que a preparação e o trabalho com as células é extenso, o que exige mais tempo de trabalho da equipe envolvida. 

            Avanços das terapias na medicina regenerativa

            A medicina regenerativa é uma área focada na troca de órgãos ou tecidos desgastados por traumas, doenças ou alterações congênitas. Por sinal, a terapia celular é uma grande aliada nesse campo, com as terapias gênicas e de engenharia tecidual.

            Nos casos tratados pela área, as terapias celulares utilizadas são mais avançadas e fazem uma manipulação extensa das células para que elas alterem o comportamento do corpo. 

            Um exemplo são as células-tronco mesenquimais com grande capacidade de divisão e proliferação e de modulação do sistema imune. Elas são utilizadas em terapias nas quais é necessária a manutenção e renovação de tecidos, como do músculo cardíaco ou em quadros de infecção do organismo.

            A terapia gênica para fins regenerativos também envolve recursos avançados e pode ser aplicada em conjunto com a terapia celular. Como explicamos acima, a manipulação dos genes busca substituir, desativar ou modificar o gene responsável pela doença.

            Outro avanço nessa área vem das técnicas de engenharia tecidual. Os cientistas trabalham criando novos tecidos do corpo para serem implementados nos pacientes. 

            Um exemplo de tratamento de regeneração tecidual é a recuperação da cartilagem do joelho com células-tronco, muito aplicada na área esportiva. 

            A fissura palatina (abertura do céu da boca), com a qual muitas crianças nascem, também pode ser tratada com células-tronco que regeneram as células no local, estimulando a formação de tecido e, assim, fechando a cavidade bucal.

            Todos esses avanços acontecem no Brasil, que aposta na inovação na saúde para levar tratamentos de ponta e de qualidade à população. 

            Um dos objetivos do projeto com células CAR-T do Instituto Butantan, o qual citamos na abertura do artigo, é a reprodução da técnica em escala nacional para permitir a inclusão da terapia celular no Sistema Único de Saúde (SUS).

            Regularização do registro de produtos de terapias avançadas

            As terapias celulares, gênicas e de engenharia tecidual são consideradas modalidades avançadas. 

            Para que o país progrida nos estudos, a Anvisa publicou a Resolução da Diretoria Colegiada, RDC nº 338/20, que foi revisada e renomeada como RDC nº 505/2021, estabelecendo as diretrizes para o registro de produtos de terapias avançadas no país.

            Seguindo essas regras, os laboratórios e pesquisadores agora podem registrar os tratamentos criados, formalizando sua autoria. Essa organização já acontece em outros lugares do mundo, como Estados Unidos, Japão e países na Europa. 

            Qual a vantagem do tratamento com células-tronco?

            A terapia celular é considerada uma nova categoria de medicamento, pois cumpre a função de tratar, curar e até acabar com doenças. Além disso, é capaz de estimular a regeneração das células, o que os remédios não são capazes de fazer. 

            A diferença é que as soluções não estarão dispostas nas prateleiras e nem serão vendidas online. Contudo, a terapia celular será um tratamento especial e democrático, acessível para hospitais e médicos utilizarem.

            Leia também >>> Hospitais do futuro: quais as principais tendências? [Veja 3]

            Tenha os melhores cuidados com a saúde

            O acesso aos tratamentos inovadores, como a terapia celular, é uma evolução da medicina que tende a se tornar cada vez mais acessível, promovendo melhorias na qualidade de vida da população.

            Por isso, é um compromisso importante seguir desde as orientações básicas dos médicos, como um receituário, até as mais complexas.

            Compartilhar
            3
            Memed
            Memed
            A Memed vai te ajudar a entregar muito mais saúde para o seu paciente. Prescreva através de uma base - atualizada diariamente - com mais de 60 mil medicamentos e promova a adesão através de uma prescrição digital, sempre disponível, que se conecta com a farmácia e possibilita a compra dos medicamentos com desconto e mais comodidade ao seu paciente!

            Artigos Relacionados

            11 de março de 2024

            Telemonitoramento de pacientes com doenças crônicas: como funciona?


            Leia mais - Telemonitoramento de pacientes com doenças crônicas: como funciona?
            ensino médico
            4 de março de 2024

            Inovações e ensino médico: como a tecnologia está transformando a área


            Leia mais - Inovações e ensino médico: como a tecnologia está transformando a área
            aplicações da inteligência artificial na medicina
            23 de outubro de 2023

            5 aplicações da inteligência artificial na medicina: IA na saúde


            Leia mais - 5 aplicações da inteligência artificial na medicina: IA na saúde

            Deixe um comentário Cancelar resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            logomemedmais

            A Memed+ é uma iniciativa da Memed.
            Conheça nossas outras soluções em www.memed.com.br

            Categorias

            • Medicamentos
            • Medicina e Tecnologia
            • Sua Saúde
            • Bem-estar
            • Doenças e Sintomas
            • Mente e Comportamento
            • Saúde da Criança
            • Saúde da Mulher
            • Saúde do Homem

            Institucional

            • Memed
            • Trabalhe conosco

            Serviços

            • Receita digital para pacientes
            • Plataforma de prescrição para médicos
            • Seja um parceiro
            Central de ajuda

            Todos os direitos reservados© 2024 Memed.

            Loja
                      Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados