logomemedmaislogomemedmaislogomemedmaislogomemedmais
  • Medicamentos
  • Medicina e Tecnologia
    • Receita Digital
  • Sua Saúde
    • Doenças e Sintomas
    • Bem-estar
    • Saúde da Mulher
    • Mente e Comportamento
    • Saúde da Criança
Loja
✕
            Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados
            • Início
            • Todas seções
            • Seções
            • Medicamentos
            • Qual remédio substitui a losartana? 3 opções seguras
            Publicado por Memed em 28 de outubro de 2022
            Categorias
            • Medicamentos
            Tags
            • Pacientes

            Closeup view of pharmacist hand taking medicine box from the shelf in drug store.

            Descobrir qual remédio substitui a losartana é fundamental após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar o recolhimento do fármaco. Isso porque, a pausa do tratamento aumenta as crises hipertensivas, além do risco muito grande de acidente vascular cerebral (AVC).

            Para ajudá-lo nesse processo, a Memed preparou uma lista com diversos medicamentos que substituem a losartana. 

            Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

            Leia mais também em: Como envelhecer bem? Veja atitudes que ajudam no processo

            O que é losartana e para que ela é usada? 

            Trata-se de uma medicação anti-hipertensiva que busca diminuir a pressão arterial de um paciente. Ela é utilizada para tratamento da pressão alta e insuficiência cardíaca (músculo do coração perde força e não tem capacidade para bombear sangue corretamente). 

            As doenças cardiovasculares estão entre os principais motivos pelos quais ocorrem óbitos no mundo. Por isso, a medicação anti-hipertensiva não pode ser ignorada, uma vez que ela controla a pressão , diminuindo os riscos cardiopulmonares para os pacientes.

            Um levantamento feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mostrou que o número de óbitos por doenças cardiovasculares no Brasil aumentou até 132% durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. 

            O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto estão entre as enfermidades que mais se destacaram na pesquisa. Só o AVC levou a mais de 230 mil óbitos no país em 2021, atingindo principalmente a faixa-etária entre 70 e 79 anos.

            “O que a gente viu foi que: aumentou muito o número de mortes domiciliares, justamente porque a pessoa não ia aos serviços de saúde ou não conseguia ser atendida. Também aumentou muito o número de óbitos por causas inespecíficas, como parada cardíaca”, analisa o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Bruno Nascimento, um dos responsáveis pelo estudo. 

            Por que a Medley está recolhendo os remédios?

            A empresa recolheu três formulações de fármacos com o princípio ativo losartana porque identificou impurezas nos comprimidos que podem provocar mutações e potencializar as chances de câncer. 

            O bloqueio está associado a todos os os lotes das apresentações de Losartana da empresa:

            • losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg;
            • losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg;
            • losartana potássica 50 mg e 100 mg.

            O que são as impurezas? 

            De acordo com a Anvisa, as impurezas, denominadas da nitrosaminas, foram descobertas pela primeira vez em 2018. O comunicado foi feito por meio de um alerta global que contou com agências reguladoras de todo o mundo.

            A Anvisa, em níveis normais, informa que esses compostos, presentes na água, em alimentos defumados e grelhados, laticínios e vegetais, são seguros e oferecem um risco baixo à saúde da população. 

            “Acima de níveis aceitáveis e por longo período, a exposição às nitrosaminas podem aumentar o risco da ocorrência de câncer”, comunica a agência.

            Leia mais também em:

            • 5 tipos de exames de imagem: como funcionam e para que servem?
            • Medicamento fitoterápico: 8 perguntas e respostas sobre o tema
            • Mindful eating: O que é essa prática? Quais os benefícios?

            Devo interromper o tratamento? 

            Apesar da determinação da Anvisa, o paciente não deve pausar o tratamento da hipertensão, mas sim buscar orientação médica. O profissional verifica o seu lote e, se for necessário, troca por outro lote ou fabricante. 

            É importante destacar que há vários fármacos anti-hipertensivos que têm a mesma função da losartana e apenas o profissional da saúde tem capacidade para avaliar um novo tratamento conforme o caso do paciente. 

            Qual remédio substitui o losartana? 

            A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

            1- Telmisartana

            É recomendado para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta). Pode ser usado isoladamente ou em associação com outros fármacos com finalidade semelhante. 

            O médico também prescreve a Telmisartana para a prevenção de mortalidade e lesão cardiovascular (doenças ou afecções que acometem o coração e/ou vasos sanguíneos) em indivíduos com idade igual ou acima de 55 anos. 

            O fármaco é contraindicado para os pacientes com: 

            • alergia à telmisartana ou aos demais componentes da fórmula; 
            • obstrução das vias que conduzem a bile; 
            • problemas graves no fígado; 
            • intolerância à frutose (contém sorbitol); 
            • diabetes mellitus ou problemas nos rins (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73m2) 
            • uso concomitante de alisquireno.

            2- Valsartana 

            O medicamento é indicado para tratamentos de pressão alta, insuficiência cardíaca e pós-infarto do miocárdio em pacientes recebendo terapêutica usual e precisam melhorar a qualidade de vida.

            A Valsartana é contraindicada para os pacientes com:

            • reação alérgica ou incomum à valsartana ou a qualquer outro componente da formulação listado na bula (vide “Composição”);
            • gestantes ou mulheres que estão planejando engravidar;
            • mães que estão em período de amamentação;
            • alto nível de açúcar no sangue e com o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2;
            • suspeita de alergia a algum alimento.

            3- Candesartana

            Os médicos prescrevem a Candesartana para tratar a insuficiência cardíaca (coração fraco) e hipertensão arterial (pressão alta) leve, moderada e grave. 

            Esse medicamento diminui a mortalidade e a hospitalização causada pela insuficiência cardíaca, além de melhorar os sintomas. 

            • alergia à candesartana cilexetila ou a qualquer um dos componentes da fórmula; 
            • gestantes ou mães que estão em período de amamentação;
            • alterações graves no fígado e/ou colestase (redução do fluxo biliar, no qual surge uma cor amarelada na pele); 
            • diabetes mellitus (tipo I ou II) ou insuficiência renal moderada a grave (TGF < 60mL/min/1,73m2 ) 
            • uso de medicamento contendo alisquireno.

            Todos os medicamentos podem trazer riscos para o paciente. Antes de qualquer troca ou caso tenha alguma dúvida, não hesite em falar com seu médico ou farmacêutico. Para mais informações, leia a bula. 

            Como ter um coração saudável? 

            A DRa Gláucia Moraes de Oliveira, diretora da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBD), lista algumas dicas para manter o coração saudável. 

            1- Faça uma avaliação médica anual

            Uma avaliação anual ajuda a entender se o seu coração tem mais chances de sofrer com um infarto, acidente vascular cerebral (AVC) ou até a morte, o que permitirá a aplicação de medidas para a prevenção. 

            Outra dica interessante é avaliar os seus níveis de colesterol e triglicerídeos anualmente, bem como, análise médica da presença de diabetes ou de síndrome metabólica.

            2- Mantenha o peso correto

            A obesidade e o sobrepeso são responsáveis por desenvolver as doenças cardiovasculares. Para evitar esses problemas, mantenha uma dieta adequada. 

            O consumo de grãos, frutas e hortaliças, alimentos ricos em vitaminas e minerais diminui as chances de enfermidades cardiovasculares, como infarto do miocárdio. A atividade física também deixa o coração mais forte. 

            3- Pare de fumar 

            O abandono do cigarro também impede o surgimento de doenças crônicas, que aparecem em torno de 30 anos após o início de seu consumo regular. 

            De acordo com a SBC, cerca de 6 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do tabaco. Desses, 600 mil são fumantes passivos, isto é, convivem com fumantes. A previsão é que o número alcance 8 milhões até 2030. 

            Fonte: G1

            Agora que você já sabe qual remédio substitui a losartana, visite o site da Memed+ e conheça outros medicamentos que impactam positivamente a saúde do coração. 

            As informações contidas nesse texto foram retiradas da literatura médica e de sites que discutem questões de saúde. Eles não representam a opinião da Memed e também não devem ser usados para diagnóstico. Em qualquer situação, procure seu médico para que ele possa te passar as orientações corretas para o seu caso específico

            Compartilhar
            7
            Memed
            Memed
            A Memed vai te ajudar a entregar muito mais saúde para o seu paciente. Prescreva através de uma base - atualizada diariamente - com mais de 60 mil medicamentos e promova a adesão através de uma prescrição digital, sempre disponível, que se conecta com a farmácia e possibilita a compra dos medicamentos com desconto e mais comodidade ao seu paciente!

            Artigos Relacionados

            22 de maio de 2024

            O que é espinheira-santa? Conheça as propriedades medicinais


            Leia mais - O que é espinheira-santa? Conheça as propriedades medicinais
            Nactali para que serve
            20 de maio de 2024

            Nactali: para que serve, como usar e efeitos colaterais


            Leia mais - Nactali: para que serve, como usar e efeitos colaterais
            Proctyl pomada
            16 de maio de 2024

            Proctyl pomada: para que serve, como usar e efeitos colaterais


            Leia mais - Proctyl pomada: para que serve, como usar e efeitos colaterais

            1 Comment

            1. Victor José machado disse:
              29 de setembro de 2023 às 20:29

              É como se tivéssemos um médico à nossa disposição.
              As explicações são ao mesmo tempo simples e valiosas. Gratificante.
              Victor J.machado

              Responder

            Deixe um comentário Cancelar resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            logomemedmais

            A Memed+ é uma iniciativa da Memed.
            Conheça nossas outras soluções em www.memed.com.br

            Categorias

            • Medicamentos
            • Medicina e Tecnologia
            • Sua Saúde
            • Bem-estar
            • Doenças e Sintomas
            • Mente e Comportamento
            • Saúde da Criança
            • Saúde da Mulher
            • Saúde do Homem

            Institucional

            • Memed
            • Trabalhe conosco

            Serviços

            • Receita digital para pacientes
            • Plataforma de prescrição para médicos
            • Seja um parceiro
            Central de ajuda

            Todos os direitos reservados© 2024 Memed.

            Loja
                      Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados