A inevitável “reimaginação” da Educação Médica

A medicina é uma ciência em permanente evolução, com um grande volume de informações sendo produzidas e publicadas diariamente. Constantes descobertas sobre mecanismos de doenças e mudanças em condutas diagnósticas e terapêuticas fazem da atualização frequente uma necessidade para prática médica. A formação acadêmica do  médico e a atualização dos profissionais já formados, dentro deste contexto é um desafio. Foi publicado artigo no JAMA, em 2020, sobre as mudanças graduais e significativas que vêm ocorrendo nas Escolas de Medicina. Um dos pontos é que a frequência dos alunos nas aulas de matérias pré-clínicas, aquelas aulas expositivas de 60 minutos têm caído ao redor do mundo, principalmente quando existe a opção de assisti-las on-line. O artigo fala, “Uma vez que a educação on-line se tornar a norma, a estrutura das aulas pré-clínicas vai mudar também. Apresentações de 60 minutos não são adequadas para o aprendizado on-line; ao invés disso, uma série de pequenas sessões de vídeos de 6 a 15 minutos, cobrindo um ou dois pontos principais, associada a uma seleção de leituras é melhor”.

Adicionalmente, quando discutimos  atualização de profissionais médicos já formados também precisamos repensar o modelo antigo de congressos presenciais, ou conteúdos longos, nem sempre transferíveis facilmente para prática clínica.

A inevitável “reimaginação” da Educação Médica

A MedBolus foi criada por médicos com a intenção de solucionar estes problemas.

A plataforma busca reinventar a educação médica fazendo a curadoria da informação, utilizando recursos visuais em animação, trazendo agilidade, concisão e imparcialidade. Uma plataforma intuitiva com atualização rápida sempre referenciada pela literatura científica, guidelines e diretrizes.

Contamos com a sua opinião sobre nossos conteúdos e formatos para sempre adequarmos e aprimorarmos sua experiência de aprendizado na nossa plataforma.

Esperamos vê-los em breve por lá:

 

Conheça a MedBolus

 


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de conversar com a gente logo abaixo e compartilhar o artigo!