22.3.2020

Memed News: Dúvidas médicas sobre receitas digitais [COVID-19]

Na última semana, em vista do avanço do coronavírus, recebemos inúmeras mensagens a respeito da Receita Digital e em como os médicos podem assinar suas receitas digitalmente.


Abaixo, listamos as principais perguntas e vamos atualizando vocês conforme o decorrer dos dias:


Primeira pergunta: Como eu faço para enviar uma receita digital pela Memed?


Envio da receita digital

A Memed possibilita tanto a emissão da receita física quanto da via digital. Para enviar a receita para o celular do paciente, basta inserir seu telefone celular, e em poucos segundos ele receberá a receita digital via SMS




Segunda pergunta: A receita precisa estar assinada para a farmácia aceitar?

Se no receituário constar apenas medicamentos que não exijam a retenção da receita pela farmácia, a via digital, mesmo sem assinatura, já é válida para a compra dos medicamentos. 

Se tiver medicamentos controlados, isto é, aqueles que exijam a retenção da via (receituário branco 2 vias e antibióticos) a assinatura digital é indispensável para que o paciente consiga efetuar a compra dos itens.




Terceira pergunta: E os medicamentos que necessitam das notificações de receita A, B e C? Podem ser prescritos por via digital?

Estamos acompanhando o posicionamento da Anvisa sobre esta questão diariamente.

Assim que a regulamentação da prescrição digital dos medicamentos relacionados nas listas "A1", "A2" (entorpecentes), "A3" (psicotrópicos), "B1" (psicotrópicos), "B2" (psicotrópicos anorexígenos), "C2" (retinoicos para uso sistêmico) e "C3" (imunossupressores) estiver definida, avisaremos prontamente todos os médicos da nossa base.

A Memed está totalmente preparada tecnologicamente e com todas as drogas das listas citadas no nosso banco de dados para oferecer mais essa funcionalidade a todos os nossos usários.


Quarta pergunta: E como fazer essa assinatura?

Para assinar a sua receita via Memed, o médico precisa obter uma certificação digital através de empresas conhecidas como autoridades certificadoras.

Existem diversas autoridades certificadoras no mercado e o tipo de certificação que está regulamentado para dispensação eletrônica de medicamentos nas drogarias é o A3, que é emitido e armazenado em mídia criptográfica (cartão, token ou nuvem) no padrão conhecido como ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Atualmente, a plataforma Memed está integrada apenas com a certificadora Soluti (essa integração já estava em vigor desde 2019 por conta de uma parceria comercial da Memed com uma operadora de saúde), entretanto a evolução para integrações com outras autoridades certificadoras do mercado já está em andamento.

Caso você deseje realizar a sua certificação digital com a Soluti você conseguirá assinar suas receitas digitais e enviá-las para seus pacientes por SMS de modo simples, rápido e eficiente.

Se realizar sua certificação com outras empresas, você ainda assim poderá assinar suas receitas digitais geradas pela Memed por um fluxo fora da plataforma.

O processo de certificação é feito presencialmente em um dos postos de atendimento da certificadora e leva normalmente 20 a 40 minutos.

Após a certificação ser feita, basta nos avisar (whatsapp) que esta função da assinatura ficará disponível na sua conta da Memed.

Entenda como funciona o processo de obtenção da certificação digital para médicos - assista o video abaixo retirado de uma aula realizada pelo Rafael Moraes, médico e um dos fundadores da Memed:


Quinta pergunta: As farmácias já estão aceitando?

Estamos trabalhando muito para fazer isso acontecer e sua ajuda é fundamental para mostrarmos para as farmácias o quanto isso é importante.

Temos conversado com as principais redes do país e nossa intenção é disponibilizar para vocês já nos próximos dias todas as farmácias que aderiram a esse movimento para ajudar pacientes em todo o país.

Por enquanto, nosso conselho é: dê o primeiro passo se certificando para poder assinar as suas receitas. Em paralelo, estamos trabalhando e fazendo a nossa parte com as farmácias!

Conheça as principais redes de drogarias que apoiam a receita digital hoje no Brasil.

Já são mais de 10.000 drogarias aptas a dispensar medicamentos eletronicamente e em breve essa informação também estará disponível para os pacientes na própria receita digital.


Sexta pergunta: A Memed é uma plataforma de Telemedicina?

Entenda como o mercado está evoluindo em relação à prática da telemedicina:


Sétima pergunta: O que é um Ecossistema Digital de Saúde?

Atualize-se sobre o conceito de Ecossistema Digital de Saúde:

O que é um ecossistema digital de saúde?

• Isso já existe existe em outros países?

• Quais as vantagens de termos um aqui no Brasil?

Leitura recomendada para complementação deste video:

A prescrição eletrônica nos EUA

A prescrição eletrônica na Europa


Considerações Finais:

Confira a síntese da aula realizada por Rafael Moraes, médico e um dos fundadores da Memed, sobre o contexto do COVID-19 e como podemos usar tecnologias em saúde para resolver os novos desafios.

Links importantes:

- Para agendar a sua certificação digital, acesse:

https://conteudo.soluti.com.br/soluti-memed

- Acesse a Memed e faça seu cadastro:

https://memed.com.br/

- Tire suas dúvidas sobre a plataforma:

https://ajuda.memed.com.br/pt-BR/

- Após realizar sua certificação nos avise pelo nosso chat para liberarmos essa funcionalidade na sua conta da Memed:

https://ajuda.memed.com.br/

Compartilhe:
Saiba mais
Posts Relacionados