29.3.2020

Farmácia: Saiba tudo sobre a ferramenta de dispensação Memed

Com o avanço do coronavírus, toda a sociedade precisou reajustar hábitos e adotar novas posturas no dia-a-dia.

E com a área da saúde não foi diferente. Pelo contrário!

É o setor que mais passa por mudanças para conseguir entregar assistência ao paciente.

Pensando nisso, elaboramos este guia com as principais perguntas que chegam ao nosso time referente a nossa ferramenta de dispensação que é um item indispensável para que as farmácias possam receber as receitas Memed.



1) Como reconhecer uma prescrição Memed?


Todas os receituários Memed, sejam físicos (papel) ou digitais, são acompanhados de um QRCode e um token de 6 dígitos intercalados de letras maiúsculas, minúsculas e/ou números.

Receita física (impressa em papel)

Receita digital (apresentada pelo celular)


2) Como sei que a receita foi assinada?

Para saber se uma receita Memed foi assinada digitalmente, basta inserir o token da receita na nossa ferramenta de dispensação e aguardar o resultado.

Quando a prescrição abrir, ela não deve apresentar nenhuma mensagem de erro:


3) Como sei que a receita não foi assinada?

Quando uma receita não foi assinada digitalmente, após inserir o token da receita no dispensador, a prescrição será aberta e, junto dela, terá a mensagem:

"Prescrição não assinada digitalmente"


4) Como realizo a dispensa do medicamento?

Para que a loja consiga efetuar a dispensa do medicamento, primeiramente, é necessário conferir se a receita foi assinada digitalmente, tratando-se de medicamentos controlados.

Com a assinatura realizada, clique em cima dos itens que serão levados pelo paciente e clique em "Dispensar medicamentos".


5) Clico para imprimir a receita, mas a página apresenta erro. O que devo fazer?

Quando você não conseguir fazer a impressão de uma receita, a primeira coisa que deve ser analisada é se a mesma foi assinada digitalmente.

Caso a receita não esteja assinada e for um medicamento controlado, a ferramenta impossibilita a impressão.

A mesma estando assinada, você precisará, primeiramente, fazer a dispensa do medicamento para conseguir realizar a impressão do PDF da receita.

1º) Selecione o item a ser dispensado.

2º) Clique em "Dispensar medicamentos".

3º) Clique em baixar para imprimir o item dispensado.


6) Como faço para ver os dados do médico e paciente?

Para conseguir visualizar os dados do médico e do paciente, você precisa pedir para o paciente informar os 4 últimos dígitos do celular que ele recebeu o SMS com a receita e clicar em "Mostrar Dados" na ferramenta de dispensação:

Caso o paciente não tenha recebido um SMS, mas esteja com a versão impressa da receita em mãos, você deverá verificar o código numérico de 4 dígitos presente no fim da folha para conseguir visualizar essa informação:


7) Posso passar outras receitas na ferramenta de dispensação da Memed?

Não!

Receitas que não foram realizadas pela plataforma Memed não podem ser verificadas em nosso dispensador.

Mas por que isso acontece?

É importante que todos os envolvidos nesse processo (médicos/pacientes/balcão) entendam que essa limitação é apenas técnica (não comercial ou financeira).

A empresa Soluti já estava integrada no sistema Memed desde 2019 por conta de uma parceria comercial que a Memed tem com uma grande operadora de saúde do mercado brasileiro. Essa operadora já estava consciente da importância da digitalização das receitas médicas para o sistema de saúde brasileiro e vinha investindo nessa tecnologia para sua base de médicos e pacientes há muito tempo.

Realizar uma integração (Memed + empresa certificadora terceira (como é o caso da Soluti)) não é um processo simples que possa ser realizado em poucos dias (é um processo demorado, que envolve semanas de trabalho e instabilidade do sistema até que o mesmo possa funcionar com perfeição).

A Memed não tem qualquer relação comercial com as drogarias por conta do uso do seu dispensador (a dispensação é gratuita) e também não temos nenhuma relação comercial com as certificações que são geradas pela Soluti ou qualquer outra certificadora que possa estar integrada em um futuro próximo.

O dispensador da Memed só reconhece as assinaturas geradas pela própria Memed (no caso Soluti) atualmente, por um motivo óbvio e apenas de ordem técnica - é o único certificador que já estava integrado há tempos na plataforma.

Nos últimos dias muitos médicos estão assinando arquivos PDF de muitas maneiras diferentes: usando programas de edição de PDF como o Acrobat da Adobe ou utilizando as plataformas das diversas certificadoras que existem no mercado (e que não conhecemos o seu funcionamento). Não existe possibilidade da dispensação feita pelo serviço da Memed reconhecer todos esses padrões nesse momento (uma vez que as integrações não foram realizadas previamente), sendo de inteira responsabilidade das drogarias a melhor forma de reconhecer e validar as assinaturas realizadas por métodos alternativos que fogem completamente ao controle da Memed.

Estamos trabalhando intensamente para ajudar na padronização do mercado, oferecendo integração com todas as certificadoras que tenham interesse e disponibilizando de forma gratuita às drogarias um dispensador capaz de reconhecer as assinaturas geradas, diminuindo o ruído e as fricções que estão acontecendo no balcão de todas as drogarias atualmente.


8) A receita digital é válida para todos os receituários?

Não!

A receita digital sem assinatura é válida apenas para medicamentos simples.

Já a receita digital com assinatura é válida para medicamentos controlados branco 2 vias e antibióticos.

Nosso time de conteúdo preparou um material incrível para ajudá-los com mais detalhes sobre essa dúvida neste link.


9) Paciente chegou com um comprovante de assinatura, mas na ferramenta aparece que a receita não foi assinada?

Caso o paciente insista que o médico assinou a receita digital, mas no dispensador apresenta que a prescrição não foi assinada digitalmente, você deve entrar em contato com o seu regional para verificar quais ações a loja deve adotar (existe um verificador de assinaturas digitais disponibilizado pelo governo para download diretamente neste link).

Todas as receitas que são assinadas via Memed aparecerão como assinadas na plataforma, não tendo a necessidade que o paciente tenha fotos ou outros arquivos comprovando a veracidade da ferramenta.


10) Tenho dúvidas específicas e gostaria de esclarecer. Quem pode me ajudar?

Caso suas dúvidas não tenham sido contempladas neste guia, você pode entrar em contato conosco via whatsapp.

Apresente-se informando o seu nome, loja e filial que teremos o prazer em ajudá-lo :)


Conheça as principais redes de drogarias que apoiam a receita digital hoje no Brasil.

Já são mais de 10.000 drogarias aptas a dispensar medicamentos eletronicamente e em breve essa informação também estará disponível para os pacientes na própria receita digital.

Compartilhe:
Saiba mais
Posts Relacionados