logomemedmaislogomemedmaislogomemedmaislogomemedmais
  • Medicamentos
  • Medicina e Tecnologia
    • Receita Digital
  • Sua Saúde
    • Doenças e Sintomas
    • Bem-estar
    • Saúde da Mulher
    • Mente e Comportamento
    • Saúde da Criança
Loja
✕
            Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados
            • Início
            • Todas seções
            • Seções
            • Medicamentos
            • Como usar óleo de rícino no cabelo para hidratar os fios?
            Publicado por adminmemed em 14 de maio de 2024
            Categorias
            • Medicamentos
            • Sua Saúde
            Tags

            Como usar óleo de rícino no cabelo para hidratar os fios?

            Seu cabelo está ressecado, poroso e desidratado? Saiba que não precisa gastar muito para recuperá-lo. Conhecendo os ativos certos, suas madeixas vão ganhar vida nova. Um dos segredos é usar óleo de rícino no cabelo.

            Talvez o nome não lhe soe estranho, afinal, o óleo de rícino é velho conhecido da indústria cosmética capilar pelos seus benefícios para a beleza dos fios.

            O óleo vegetal é extraído das sementes da planta Ricinus communis, popularmente chamada de mamona, e utilizado para fabricação do óleo concentrado, xampu, condicionador e creme de tratamento.

            Os produtos a base de rícino são amarelos, pois essa é a cor característica do óleo extraído da mamona. Porém, quando o assunto é óleo de Rícino, existem muitos mitos e verdades.

            Continue a leitura do artigo e entenda quais são os benefícios comprovados e como incluir esse ativo no seu cronograma capilar.

            Crescimento capilar com óleo de rícino

            Popularmente, afirma-se que usar óleo de rícino no cabelo ajuda no crescimento capilar. Porém, não existem evidências científicas que comprovem o efeito do ativo para essa finalidade.

            Os problemas capilares, especificamente os de crescimento, podem acontecer devido a diversos fatores. Por isso, o recomendado é investigar o problema com um dermatologista para seguir um tratamento efetivo.

            A fama do óleo de rícino está ligada a algumas de suas características. Por exemplo, o ácido ricinoleico tem ação anti-inflamatória e pode ser útil se o problema de crescimento estiver ligado a uma inflamação.

            Além disso, como o óleo é bem absorvido pelo couro cabeludo, ele penetra até os folículos capilares, nutrindo e melhorando a saúde dessas estruturas. Resumindo, sozinho o óleo de rícino não faz milagre. Então, investigue as causas do problema, ok?

            Leia também >>> Mito ou verdade: Adeforte ajuda o crescimento do cabelo?

            Óleo de rícino para queda de cabelo

            Assim como no crescimento, também não existe comprovação de que o óleo de rícino tenha algum efeito no combate à queda de cabelo.

            O problema pode ser causado por uma série de fatores, incluindo questões genéticas. Então, para quem tem o problema, a orientação do dermatologista é essencial para entender a causa e fazer o tratamento adequado.

            O mesmo vale para a caspa. Mesmo tendo ação anti-inflamatória, o que poderia auxiliar no tratamento da dermatite seborreica, faltam evidências para validar esse benefício. 

            Hidratação com óleo de rícino no cabelo

            O único benefício comprovado do óleo de rícino é na hidratação do cabelo. Então, se você faz cronograma capilar, ele pode ser um excelente aliado para melhorar aspectos como ressecamento, porosidade e falta de brilho.

            O óleo é enriquecido com ácido ricinoleico, ácido linoleico e vitamina E, além de ser fonte de ômega 6 e 9. Por isso, é ideal para fazer a hidratação e nutrição dos fios. 

            Uma forma de uso é aplicar o óleo vegetal puro direto no couro cabeludo fazendo uma massagem para ativar a circulação e facilitar a absorção. O óleo ainda pode ser aplicado só no comprimento dos fios. 

            No mercado, existem produtos com óleo de rícino na fórmula, facilitando a inserção do produto na rotina de cuidado e devolvendo o brilho e a maciez do cabelo. 

            Porém, é essencial não exagerar no uso, especialmente do óleo puro. O recomendado é aplicá-lo uma vez por semana. Caso tenha o cabelo oleoso ou misto, escolho modos de uso em que o produto fica pouco tempo no cabelo e retire bem o produto com xampu.

            Como fazer tratamento capilar natural com óleo de rícino?

            Agora que você já sabe o que é mito e o que é verdade sobre o uso do óleo de rícino no cabelo, explicamos algumas formas de utilizá-lo na sua rotina capilar. 

            1. Pré-poo

            A primeira forma de tratamento capilar natural com óleo de rícino é utilizá-lo na etapa de pré-poo. O passo também é chamado de pré-xampu, ou seja, é a preparação do cabelo antes da lavagem embaixo do chuveiro.

            O objetivo é evitar que o xampu lave toda a oleosidade natural embora na higienização do cabelo. Dessa forma, o produto aplicado protege os fios, evitando o ressecamento.

            Uma vez que o óleo de rícino é um hidratante e nutridor potente, aplique-o na raiz e em todo comprimento dos fios, massageando com as pontas dos dedos o couro cabeludo e enluvando as mechas, o que também funciona como uma massagem.

            Deixe agir no cabelo por, no máximo, 10 minutos, e parte para a lavagem dos fios. Retirando totalmente o óleo com o xampu. Essa opção é ótima para quem tem cabelo oleoso.

            2. Umectação

            A umectação é outra técnica de cuidado capilar cujo objetivo é nutrir os fios. Para isso, é necessário usar um ativo poderoso para essa finalidade, o que o óleo de rícino cumpre perfeitamente.

            Você pode fazer a umectação noturna, dormindo com o produto no cabelo e lavando pela manhã, ou diurna, deixando o óleo de rícino no cabelo por 30 minutos, em média, enxaguando em seguida.

            Para a umectação ser eficaz, desembarace o cabelo e passe o óleo no comprimento, espalhando bem e prenda num coque para esperar o tempo de ação.

            3. Finalização

            A terceira forma de tratar os cabelos com óleo de rícino é usar produtos que contenham o ativo na finalização. Por exemplo, você pode fazer uma máscara capilar durante o banho, aplicando um pouco de óleo nos fios úmidos e o creme por cima.

            Outra opção é usar um leave-in à base de óleo de rícino, uma vez que são cremes sem enxágue, que vão agir nas suas madeixas até a próxima lavagem.

            Dê atenção a saúde do seu cabelo

            Aprender a cuidar dos fios, seja aplicando óleo de rícino no cabelo ou outros tipos de ativos, ajuda a melhorar a rotina de cuidados.

            Porém, ao observar problemas como queda de cabelo intensa, caspas, eczema no couro cabeludo, procure a orientação de um dermatologista. Evite medidas paliativas e vá em busca da causa para recuperar a beleza e a saúde dos seus cabelos.

            *As informações neste site não têm a intenção de substituir uma consulta pessoal com um médico, farmacêutico, enfermeiro ou outro profissional de saúde qualificados.

            O leitor não deve adiar a busca, nem desconsiderar aconselhamento médico devido a alguma informação encontrada neste site.

            Procure sempre um médico para que ele possa lhe auxiliar no seu caso específico.

            Compartilhar
            8
            adminmemed
            adminmemed

            Artigos Relacionados

            22 de maio de 2024

            O que é espinheira-santa? Conheça as propriedades medicinais


            Leia mais - O que é espinheira-santa? Conheça as propriedades medicinais
            Nactali para que serve
            20 de maio de 2024

            Nactali: para que serve, como usar e efeitos colaterais


            Leia mais - Nactali: para que serve, como usar e efeitos colaterais
            Proctyl pomada
            16 de maio de 2024

            Proctyl pomada: para que serve, como usar e efeitos colaterais


            Leia mais - Proctyl pomada: para que serve, como usar e efeitos colaterais

            Deixe um comentário Cancelar resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            logomemedmais

            A Memed+ é uma iniciativa da Memed.
            Conheça nossas outras soluções em www.memed.com.br

            Categorias

            • Medicamentos
            • Medicina e Tecnologia
            • Sua Saúde
            • Bem-estar
            • Doenças e Sintomas
            • Mente e Comportamento
            • Saúde da Criança
            • Saúde da Mulher
            • Saúde do Homem

            Institucional

            • Memed
            • Trabalhe conosco

            Serviços

            • Receita digital para pacientes
            • Plataforma de prescrição para médicos
            • Seja um parceiro
            Central de ajuda

            Todos os direitos reservados© 2024 Memed.

            Loja
                      Sem resultados. Tente novamente Ver todos resultados